Portugal ainda não assegurou lugar nos "play-offs" de acesso ao Mundial de 2014
A seleção portuguesa de futebol ainda não assegurou um lugar nos "play-offs" de apuramento para o Mundial de 2014, depois do empate a um na receção a Israel, no penúltimo jogo no Grupo F.
Corpo do artigo
Portugal soma, presentemente, 18 pontos, o que equivale a 15 nas contas dos segundos classificados, mas, se perder com o Luxemburgo e o Azerbaijão cair para último do grupo, a formação das "quinas" passa a somar apenas 12 pontos, no somatório dos confrontos com primeiro, terceiro, quarto e quinto classificados.
Ficando pelos 12 pontos, a seleção lusa arrisca-se a ser o pior segundo, entre os nove grupos de apuramento, já que há a possibilidade de todos fazerem pelo menos essa pontuação.
A Bulgária, segunda classificada do Grupo B, não pode fazer mais do que 10 pontos nestas contas, mas a Arménia, presentemente no quinto posto, ainda pode saltar para o segunda e chegar a 12, uma vez que só descarta três pontos com Malta, última.
No que respeita aos outros agrupamentos, a Turquia (Grupo D) pode atingir os 13 pontos, a Ucrânia (H) os 15, a Islândia (E) os 16, a Croácia (A), a Suécia (C) e a França (I) os 17 e a Grécia (G) os 19.
Em termos matemáticos, Portugal, que fecha terça-feira a sua participação no Grupo F frente ao Luxemburgo, em Coimbra, não tem, assim, garantido o apuramento para os "play-offs".