Vitória sobre a Polónia, por 33-27, em Odivelas, vale a quarta presença seguida da seleção portuguesa na fase final de um Campeonato da Europa.
Corpo do artigo
A seleção portuguesa de andebol selou, este domingo, a qualificação para o Europeu de 2026, ao vencer a Polónia na quarta jornada do Grupo 8 de apuramento, por 33-27.
A equipa treinada por Paulo Jorge Pereira, sétima do atual ranking mundial, depois do excelente quarto lugar obtido no Mundial deste ano, passa a somar sete pontos, contra quatro dos polacos, três da Roménia e dois de Israel.
Este é a oitava presença de Portugal nas últimas nove fases finais de grandes competições desde 2020 (quatro Europeus, três Mundiais e um torneio olímpico), tendo falhado apenas a presença nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Depois de ter empatado na Polónia na quinta-feira, a formação das quinas, mesmo desfalcada de várias figuras da equipa que brilhou no Mundial, foi desta vez muito superior ao adversário, tendo liderado o marcador praticamente do início ao fim, acabando com sete golos de vantagem.