A conquista do quarto título mundial colocou a Alemanha na liderança do "ranking" da FIFA, à frente de Argentina e Holanda. Portugal "caiu" do quarto para o 11.º lugar.
Corpo do artigo
A Alemanha destronou do primeiro posto a Espanha, que liderou a hierarquia em 62 dos 70 meses desde julho de 2008 - ocupando o segundo lugar entre julho e outubro de 2009, entre abril e junho de 2010 e em agosto de 2011 - e ininterruptamente desde setembro de 2011.
A ainda bicampeã europeia surge na atualização desta quinta-feira no oitavo lugar, ao descer sete posições, tal como Portugal, que "caiu" do quarto para o 11.º lugar, na sequência da eliminação precoce do Mundial2014.
Portugal, que só estava atrás de Espanha, Alemanha e Brasil, voltou a quedar-se fora do "top-10" da hierarquia mundial - a última vez tinha ocorrido com o 14.º lugar de outubro de 2014 - tendo sido ainda ultrapassado por Argentina, Holanda, Colômbia, Bélgica, Uruguai, Suíça e França.
Mesmo assim, Dinamarca (26.º), Sérvia (31.º), Arménia (41.º) e Albânia (67.º), os adversários da equipa das "quinas" no Grupo I de qualificação para o Euro2016, no qual se incluem ainda particulares com a França, ocupam posições bem mais modestas nesta ordenação.
Os Estados Unidos, que tal como a Alemanha eliminaram Portugal na fase de grupos do Mundial2014, surgem no 15.º posto, duas posições abaixo do "ranking" de junho, enquanto o Gana, o outro adversário luso no Grupo G, também desceu um lugar (para 38.º).
A Grécia, que foi comandada até ao Mundial2014 pelo português Fernando Santos, ocupa o 13.º lugar, depois da inédita chegada aos "oitavos" de um Mundial, e o Irão, de Carlos Queiroz, o 49.º, sendo o segundo asiático, apenas atrás do também mundialista Japão (45.º).
O Gabão, que vai ser comandado por Jorge Costa, ocupa o 93.º lugar, à frente da Etiópia, de Mariano Barreto, e da Guiné-Bissau, de Paulo Torres, que surgem nos 110.º e 136.ºs lugares, respetivamente.
A próxima atualização do "ranking" está agendada para 14 de agosto.