Portugal começa a preparar visita a Dublin que poderá dar apuramento para o Mundial

Roberto Martínez, selecionador nacional
Foto: Mário Vasa
Portugal começa esta segunda-feira a preparar na Cidade de Futebol, em Oeiras, o duelo com a República da Irlanda, marcado para quinta-feira, em Dublin, que pode confirmar o apuramento luso para o Mundial2026.
Corpo do artigo
A seleção nacional, que termina o Grupo F no próximo domingo, no Estádio do Dragão, no Porto, frente à Arménia, tem o primeiro treino agendado para as 18 horas, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.
Antes, às 17 horas, também na Cidade do Futebol, em Oeiras, um jogador ainda a designar irá falar aos jornalistas em conferência de imprensa.
O avançado Carlos Forbs, do Club Brugge, é a grande surpresa nas escolhas do selecionador Roberto Martínez, numa lista de 26 jogadores em que não faz parte Nuno Mendes, lesionado.
Leia também Explosão de Carlos Forbs na Champions abre portas da seleção numa semana de sonho
Pedro Gonçalves e Pedro Neto ainda foram chamados pelo técnico espanhol, mas acabaram ambos por ser dispensados no domingo devido a problemas físicos.
Leia também Pedro Neto e Pedro Gonçalves dispensados da seleção portuguesa
Em contrapartida, o lateral João Cancelo e o médio João Neves estão de regresso depois de terem falhado o estágio de outubro por causa também de lesões.
Portugal defronta a República da Irlanda, na quinta-feira, às 19.45 horas, e um triunfo em Dublin garante à seleção nacional o apuramento para o Mundial2026, mas o empate poderá ser suficiente, caso a Hungria não vença na Arménia no mesmo dia.
O apuramento, o nono da história de Portugal para um Campeonato do Mundo, já podia ter acontecido em outubro, caso tivesse vencido a Hungria, mas a seleção nacional acabou por ceder um empate (2-2) nos descontos, no Estádio José Alvalade.
Portugal lidera o Grupo F com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, segunda classificada, seguida da República da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.
O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do torneio que se vai disputar no próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs.
