Portugal conhece esta sexta-feira os adversários da qualificação para o Mundial 2026
Portugal fica a conhecer os dois caminhos possíveis na fase de qualificação europeia para o Mundial 2026, estando ainda dependente do possível apuramento para as meias-finais da Liga das Nações.
Corpo do artigo
Na qualificação para um Mundial com um novo formato de 12 grupos devido ao alargamento da competição para 48 seleções, 16 delas da Europa, o grupo de Portugal apenas será conhecido após os confrontos com a Dinamarca, nos quartos de final da Liga das Nações, marcados para março de 2025.
Caso vença a Dinamarca e consiga um lugar na "final four" da Liga das Nações, é certo que a equipa das quinas vai ficar num agrupamento com apenas quatro equipas e que fará a fase de apuramento apenas em setembro, outubro e novembro do próximo ano.
Se perder com os nórdicos, Portugal arrisca a cair para um grupo com cinco seleções, embora um de quatro ainda seja possível, podendo iniciar logo em junho o caminho para o Mundial dos Estados Unidos, Canadá e México.
No sorteio, que vai decorrer em Zurique, na Suíça, a partir das 11 horas desta sexta-feira, Portugal já sabe que vai evitar Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha, Inglaterra, Bélgica, Suíça e Áustria na qualificação, já que foram colocados igualmente no pote dos cabeças de série.
Caso não consiga a qualificação direta ou o segundo lugar no futuro grupo, Portugal tem garantido um lugar na fase de play-off, assegurado pela campanha na Liga das Nações, em que venceu o Grupo A1 à frente de Croácia, Escócia e Polónia.
Potes do sorteio da qualificação europeia para o Mundial2026:
- Pote 1: Portugal, França, Espanha, Inglaterra, Países Baixos, Bélgica, Itália, Alemanha, Croácia, Suíça, Dinamarca e Áustria.
- Pote 2: Ucrânia, Suécia, Turquia, País de Gales, Hungria, Sérvia, Polónia, Roménia, Grécia, Eslováquia, República Checa e Noruega.
- Pote 3: Escócia, Eslovénia, Irlanda, Albânia, Macedónia do Norte, Geórgia, Finlândia, Islândia, Irlanda do Norte, Montenegro, Bósnia e Herzegovina e Israel.
- Pote 4: Bulgária, Luxemburgo, Bielorrússia, Kosovo, Arménia, Cazaquistão, Azerbaijão, Estónia, Chipre, Ilhas Faroé, Letónia e Lituânia.
- Pote 5: Moldova, Malta, Andorra, Gibraltar, Liechtenstein e São Marino.