Portugal terminou, este sábado, em segundo lugar o Grupo B do Europeu de futsal, após o empate a 4-4 com a Rússia, em Antuérpia, na Bélgica, e vai disputar o acesso às meias-finais com a Ucrânia, primeira do Grupo A.
Corpo do artigo
Já com o apuramento garantido para os quartos de final, após terem somado uma vitória frente à Holanda, Portugal e Rússia decidiam entre si os dois primeiros lugares do Grupo B e uma posição mais favorável para a fase seguinte.
O jogo foi equilibrado desde o primeiro ao último minuto, mas as duas equipas respeitaram-se em demasia na primeira parte, procurando controlar a posse de bola sem arriscar minimamente.
Portugal, tirando partido de uma perda de bola dos russos, chegou ao golo por Ricardinho (1-0), aos 23 minutos, mas Abramov (1-1) e Pereverzev (1-2), respetivamente aos 24 e 25 minutos, inverteram o resultado.
Gonçalo Alves empatou aos 30 minutos (2-2), mas a seleção russa voltou novamente para a frente do marcador com um golo de Éder Lima (2-3), aos 31.
Uma "traição" de Fukin (golo na própria baliza) voltou a empatar a partida aos 33 minutos (3-3) e novamente Gonçalo Alves, aos 35, colocou Portugal em vantagem (4-3), que duraria apenas um minuto já que Éder Lima empatou (4-4), aos 36.
Com este resultado, Portugal terminou o Grupo B com quatro pontos, os mesmos do que a Rússia -- referentes a uma vitória e um empate - mas no segundo lugar devido à diferença de golos marcados.
O Grupo B cruza nos quartos de final do Europeu com o Grupo A, que terminou com o triunfo da Ucrânia, com quatro pontos, seguida da Roménia, com três. A Bélgica terminou no terceiro lugar, com um ponto, fruto do "nulo" de hoje diante da seleção ucraniana.
As contas da fase de grupos encerram no domingo com os jogos Azerbaijão-Itália (Grupo C) e República Checa-Espanha (Grupo D), decisivos para a definição dos restantes dois jogos dos quartos de final.
Azerbaijão e Eslovénia lideram o Grupo C, com três pontos, enquanto a Itália é terceira, sem qualquer ponto somado.
No Grupo D, a Croácia lidera com dois pontos, mais um do que a Espanha (2.ª) e do que a República Checa (3.ª).