Médio de 19 anos, natural de Torres Vedras, emigrou em criança para Inglaterra, que representou nos escalões jovens. Convocatória de Rui Jorge para os sub-21 pode ajudar a fixá-lo nas seleções lusas.
Corpo do artigo
Explodiu no Fulham de Marco Silva, Jurgen Klopp mantém-no debaixo de olho, chegou a ser apontado ao F. C. Porto e, aos 19 anos, foi convocado por Rui Jorge para a seleção portuguesa de sub-21, numa jogada de antecipação relativamente a Inglaterra, pela qual o médio era igualmente elegível. O seu nome? Fábio Carvalho. Pelo que já mostrou até aqui, o melhor mesmo é não o perder de vista.
Com oito golos apontados, um dos quais ao Manchester City em jogo da Taça de Inglaterra, e seis assistências esta época, Fábio Carvalho saltou para a ribalta no Fulham, que vem dominando o Championship, o segundo escalão do futebol inglês. Marco Silva colocou os londrinos a jogar um futebol empolgante, um estilo que encaixou como uma luva num médio ofensivo talentoso e audaz, sempre de olhos postos na baliza adversária.
Depois de se ter estreado na equipa principal dos "cottagers" na época passada, Fábio Carvalho não demorou a convencer Marco Silva, que lhe concedeu um papel de destaque no meio-campo da equipa. Os ecos da qualidade do jovem não demoraram a chegar aos tubarões europeus, com um aliciante: o contrato que o liga ao Fulham expira este ano, um problema com o qual o clube de Londres ainda lida.
"Apercebi-me da qualidade que ele tem. Demos-lhe uma oportunidade e ele está a ter um desempenho muito bom. Estou a tentar que ele renove desde o meu primeiro dia", já admitiu Marco Silva, que, ainda assim, terá suspirado de alívio quando o mercado de janeiro fechou e Fábio continuou à sua disposição.
O médio, que chegou a ser apontado, entre outros, ao F. C. Porto, foi dado como certo no Liverpool, por cerca de 10 milhões de euros, mas um atraso na entrega da documentação fez o negócio cair por terra. No entanto, isso não quer dizer que os "reds" tenham esquecido Fábio Carvalho. "Seria uma loucura se não estivéssemos interessados. O processo atrasou-se e não deu certo antes do fecho do mercado (de inverno). Veremos o que acontece", explicou Jurgen Klopp, treinador do Liverpool, no início deste mês.
Natural de Torres Vedras, Fábio passou pelos escalões de base do Benfica antes de emigrar para Inglaterra. Está desde os 13 anos no Fulham, onde completou a formação e se estreou no futebol profissional. Três anos depois de ter chegado a Londres, estreou-se pela seleção de sub-16 inglesa, já depois de ter sido convocado para os sub-15 portugueses.
Hoje, Rui Jorge chamou-o para os jogos da seleção de sub-21 frente à Islândia e à Grécia, a contar para a fase de apuramento para o Europeu de 2023, que se jogará na Geórgia e na Roménia. Uma jogada de antecipação que pode ser fundamental para "amarrar" a Portugal um craque em potência, que tem deixado a Europa do futebol em alvoroço.
