Portugal ficou incluído no Grupo B do Campeonato da Europa de 2012, juntamente com a Holanda, a Dinamarca e a Alemanha. Teoricamente, trata-se do grupo mais difícil da primeira fase da competição.
Corpo do artigo
O sorteio da fase final, realizado esta sexta-feira em Kiev, não foi favorável à selecção portuguesa, pois Holanda, Dinamarca e Alemanha não são propriamente adversários acessíveis. A equipa de Paulo Bento fará a estreia no Euro diante da selecção alemã, no dia 9 de Junho, na cidade ucraniana de Lviv.
Quatro dias depois, no mesmo palco, Portugal defronta a Dinamarca, velha conhecida da fase de qualificação, fechando a participação no Grupo B em Kharkiv, a 17 de Junho, diante da Holanda, actual vice-campeã mundial.
Os outros grupos da primeira fase são menos fortes, pelo menos no papel: o Grupo A junta a Polónia, Grécia, Rússia e República Checa; o Grupo C inclui a Espanha, Itália, República da Irlanda e Croácia; no Grupo D estão a Ucrânia, Suécia, França e Inglaterra.
O jogo de abertura do Euro 2012, marcado para o dia 8 de Junho, oporá a anfitriã Polónia à Grécia, selecção treinada pelo português Fernando Santos, em Varsóvia.