Seleção portuguesa foi derrotada por números claros (0-3) na última jornada do Grupo A3 da Liga das Nações. Ensaio para o Europeu correu da pior forma
Corpo do artigo
A última ronda da fase de grupos da Liga das Nações feminina trouxe a desilusão à seleção lusa, que precisava de pontuar frente à Bélgica para ter hipóteses de se manter na divisão principal, mas acabou derrotada de forma clara (0-3), no Funchal.
Depois de somar quatro pontos nas duas primeiras jornadas, incluindo três numa vitória fora sobre as belgas, a equipa de Francisco Neto perdeu quatro jogos seguidos e terminou no último lugar do Grupo 3, descendo assim à Liga B.
A ausência da melhor jogadora (Kika Nazareth), ainda a recuperar de lesão, não explica tudo. É verdade que Portugal teve as melhores oportunidades para marcar no início da partida, sobretudo num remate ao ferro de Andreia Norton e num tiro ao lado de Andreia Jacinto quando estava isolada, mas depois de a Bélgica desfazer o nulo, aos 37 minutos, contra a corrente do jogo, a seleção das quinas não teve arte para reagir.
Na segunda parte, as belgas jogaran com a ansiedade lusa e, em cinco minutos, acabaram com o jogo, marcando dois golos de rajada, ambos pela avançada Wullaert, primeiro de penálti e depois num sensacional disparo de longa distância que a guarda-redes Patrícia Morais não foi capaz de deter.
Daqui a cerca de um mês, a seleção das quinas entrará em ação na fase final do Europeu e não se adivinha tarefa fácil, tendo em conta as adversárias. Portugal jogará com a Espanha (3 de julho), Itália (7 de julho) e Bélgica (11 de julho), num grupo em que apenas as duas primeiras classificadas seguem para os quartos de final.