A seleção portuguesa de voleibol perdeu, esta sexta-feira, com a Eslovénia, por 3-1, em Nis, na Sérvia, e comprometeu seriamente as hipóteses de se qualificar para o Mundial2014, na Polónia.
Corpo do artigo
Portugal perdeu frente a um adversário direto na luta pela qualificação, uma vez que, com a forte seleção anfitriã da Sérvia como principal candidata à vitória no grupo, a esperança lusa reside na qualificação através do melhor segundo lugar.
No jogo que abriu o Grupo J de qualificação europeia para o Mundial, em Nis, Portugal até começou bem, ao impor o seu jogo e ao vencer o primeiro "set" por 25-20, depois de ter atingido os tempos técnicos a vencer por 08-05 e 16-10.
A seleção portuguesa, a acumular erros rentabilizados em pontos pelo adversário, foi perdendo fulgor ao longo do encontro, disso tirando partido as "torres" eslovenas para se imporem nas ações de bloco e ataque.
A Eslovénia atingiu o primeiro tempo técnico a vencer por 08-05, dilatou a vantagem para quatro pontos à passagem do segundo (16-12) e, beneficiando de uma ponta final muito forte, empatou o jogo com um triunfo no parcial por 25-19.
Portugal, com um jogo previsível e a baixar o ritmo, voltou a entrar mal no terceiro "set", tendo a Eslovénia atingido o primeiro e segundo tempos técnicos a vencer por 08-04 e 16-13, respetivamente.
A atuar em crescendo, a seleção eslovena manteve Portugal a uma distância confortável e "fechou" o parcial aos 25-21, com um ataque de Alexandre Ferreira contra o bloco contrário.
No quarto e último parcial, em tudo idêntico aos dois anteriores, embora Portugal tenha atingido o primeiro tempo técnico a vencer por 08-07, a seleção da Eslovénia voltou a levar a melhor.
André Lopes rendeu Alexandre Ferreira no seis inicial, recorrendo o selecionador Hugo Silva a Valdir Sequeira para variar o serviço, mas foram os eslovenos a vencer e a "fechar" o jogo aos 25-21.
Hugo Gaspar, com 19 pontos, foi o principal pontuador do encontro, seguido à distância pelo esloveno Matej Vidic, com 14.
A seleção lusa defronta sábado a Macedónia, pelas 15.00 horas locais (14.00 horas em Portugal continental) e domingo mede forças com a anfitriã Sérvia, pelas 18.00 horas locais (17.00 horas em Portugal continental), principal candidata ao triunfo no Grupo J de qualificação europeia.
O vencedor de cada um dos grupos de qualificação e o segundo melhor de todas as cinco "poules" garante a presença na fase final do Campeonato do Mundo de 2014, a decorrer de 03 a 21 de setembro, na Polónia.