Alguns dos maiores nomes mundiais vão estar em Lisboa no final deste mês para participarem no Rugby Tens Championship (R10C), liga profissional de râguebi de 10, que terá a estreia em Portugal.
Corpo do artigo
A competição conta com a presença de equipas de 24 países, masculinas e femininas, e será disputada de 27 a 28 de novembro, no Estádio Universitário de Lisboa.
Nos homens, salienta-se a presença do sul-africano Cecil Afrika, medalha de bronze de "sevens" nos Jogos Olímpícos Rio2016 e melhor marcador de sempre do país, e do internacional queniano Colins Ingera, segundo melhor marcador de sempre do mundial de Sevens, com 271 pontos e vencedor da etapa de Singapura do circuito de Sevens em 2016, onde foi nomeado MVP da final.
Nas mulheres, destaque para a japonesa Chiharu Nakamura, capitã da seleção nipónica de "sevens", que participou na Olimpíadas de 2016, bem como para a internacional neozelandesa Aimee Sutorius.
As internacionais portuguesas Inês Marques e Mariana Marques, que irão integrar o elenco do Rugby Sevens Championship, também vão marcar presença.
O treinador Pedro Netto Fernandes (Belenenses) vai orientar a equipa feminina dos Balkans Honey Badgers, enquanto o técnico Pedro Leal será o manager e treinador-adjunto dos seniores masculinos e femininos dos San Clemente Rhinos.
O Rugby Tens é disputado nas vertentes masculina e feminina e é a primeira competição a nível mundial na modalidade a ter igualdade na vertente financeira (prémios), bem como no formato de competição, e datas e locais de jogo. Cada plantel também terá uma equipa de formação nos dois géneros.
Na etapa inaugural, participarão os San Clemente Rhinos, Balkans Honey Badgers, Serengeti Elephants e os Cape Town Wild Dogs.