
Festa foi portuguesa na final do Mundial de sub-17
Foto: EPA
Vitória por 1-0 na final com a Áustria vale título inédito à seleção portuguesa.
Corpo do artigo
Meio ano depois de se ter sagrado campeã da Europa, a seleção portuguesa de sub-17 conquistou, esta quinta-feira, o título mundial da categoria, ao vencer a Áustria (1-0), na final do campeonato disputado no Catar.
Trata-se de um triunfo inédito para Portugal (o terceiro lugar na edição de 1989, quando a prova ainda se disputava no escalão de sub-18, era o melhor registo) e do terceiro título mundial de uma seleção lusa, juntando-se aos dois de sub-20, em 1989 e 1991.
Na final realizada no Estádio Khalifa International, em Doha, a equipa treinada por Bino Maçães abriu o marcador aos 32 minutos, com um golo do avançado Anísio, o sétimo neste Mundial, com assistência de Duarte Cunha, numa jogada em que Mateus Mide também teve um papel importante.
Os austríacos ainda pediram a revisão do lance através do sistema de suporte vídeo, devido a um possível fora de jogo, mas o árbitro peruano Roberto Pérez validou o tento depois de visionar as imagens.
Na segunda parte, Portugal controlou bem o encontro, com exceção dos minutos finais. A Áustria podia ter empatado num remate ao poste, já perto dos 90 minutos, mas o título não fugiu à equipa das quinas.

