
Luís Frade ajudou Portugal a bater a todo poderosa DInamarca
Foto: EPA
Heróis do Mar apuraram-se para a fase seguinte do Campeonato Europeu de andebol, após vencerem (31-29) a Dinamarca, considerada um das melhores seleções do Mundo, num jogo onde a equipa nacional mostrou grande nível. Triunfo vale o o primeiro lugar no Grupo B.
Portugal garantiu esta quarta-feira a passagem à ronda principal do Europeu de Andebol de 2026, depois de um triunfo épico frente à anfitriã Dinamarca, campeã mundial em título por quatro ocasiões, por 31-29, em jogo da última jornada do Grupo B.
Após a vitória diante da Roménia (40-34) e o empate com a Macedónia do Norte (29-29), a equipa das quinas superou aquela que é vista como a seleção mais forte da atualidade, num encontro equilibrado desde o início, mas onde Portugal esteve na frente do marcador largos períodos, e ao intervalo já vencia ao intervalo por 12-11.
Com este resultado, a seleção orientada por Paulo Pereira terminou no primeiro lugar do grupo, somando cinco pontos, mais um do que a Dinamarca, que já tinha assegurado o apuramento. A Macedónia do Norte ficou em terceiro, com três pontos, enquanto a Roménia encerrou a classificação sem qualquer ponto, ambas afastadas da competição.
Na fase seguinte, a "main round", onde apenas os dois primeiros de cada grupo seguem para as meias-finais, Portugal integrará o Grupo I e entra em prova com dois pontos, tal como França e Alemanha. A Dinamarca, Espanha e Noruega arrancam sem pontuação.
