A seleção portuguesa defronta esta terça-feira a Hungria, em Budapeste, numa partida da fase de qualificação para o Mundial2026 de futebol em que vai tentar somar a segunda vitória e fugir na liderança do Grupo F.
Corpo do artigo
Depois da goleada (5-0) na Arménia na estreia, novo triunfo, desta vez na Puskas Arena, e um empate ou derrota da Irlanda em Erevan, reforça Portugal no comando agrupamento, deixando caminho livre para garantir o primeiro lugar e o apuramento direto para o próximo Campeonato do Mundo.
Em Dublin, Hungria e Irlanda começaram o Grupo F com um empate (2-2), numa partida em que os magiares desperdiçaram uma vantagem de dois golos e sofreram a igualdade já em tempo de descontos.
É esperado que a seleção nacional não tenha em Budapeste as mesmo facilidades que encontrou na Arménia, mas mesmo assim é favorito a vencer a Hungria, ainda mais com o historial que tem na capital húngara.
Portugal venceu sempre, e tem um registo de oito golos marcados e apenas um sofrido, nas quatro vezes que defrontou a Hungria em Budapeste em jogos oficiais, a mais recente na fase final do Euro2020, em que triunfou por 3-0.
Francisco Conceição, que não chegou a ser utilizado frente à Arménia, ainda viajou para solo húngaro, mas acabou dispensado na segunda-feira devido a problemas musculares, falhando assim a partida da segunda jornada.
É esperado que o selecionador Roberto Martínez faça poucas alterações ao "onze" inicial que apresentou em Erevan, com Bernardo Silva, que não saiu do banco nessa partida, a poder aparecer a titular.
Dominik Szoboszlai, que atua no Liverpool e é capitão com apenas 24 anos, será o jogador a ter em atenção por parte de Portugal, numa Hungria que continua a ser liderada por Marco Rossi, treinador italiano que está no cargo de desde 2018 e que já levou aos magiares às fases finais do Euro2020 e Euro2024, tendo apenas falhado o Mundial2022.
O Hungria-Portugal está agendado para 20.45 horas (19.45 horas em Portugal continental) e terá arbitragem do belga Erik Lambrechts.