
Francisco Costa continua a liderar os melhores marcadores do Europeu
Foto: Arquivo
Portugal derrotou, esta quarta-feira, a Espanha (35-27) na última jornada da 'main round' do Campeonato da Europa de Andebol e espera agora pelos desfechos dos derradeiros dois jogos do Grupo 1 para saber se vai lutar pelo quinto lugar.
Os heróis do mar entraram na derradeira jornada já sem hipóteses de disputarem as meias-finais da competição, mas estavam obrigados a vencer para manterem a esperança em lutar pelo quinto lugar e conseguiram-no, perante a Espanha, já quatro vezes campeã europeia, esperando agora uma derrota da França, que defronta a Alemanha (17 horas), e que a Noruega não vença a Dinamarca (19.30 horas) para estarem no jogo de atribuição do quinto e sexto lugares.
Diogo Valério foi a grande surpresa no sete inicial de Portugal e o guarda-redes foi uma das figuras principais da primeira parte, assinando uma série de defesas importantíssimas.
Num duelo ibérico marcado por várias falhas técnicas de parte a parte, foi a Espanha que mais errou nos primeiros 30 minutos, com Portugal a aproveitar para abrir uma vantagem de seis golos, mas um par de distrações fez com que o intervalo chegasse com um 16-12 favorável à equipa de Paulo Jorge Pereira.
O cenário manteve-se na segunda parte e a equipa das quinas não conseguiu aproveitar da melhor forma os erros no ataque dos espanhóis e o resultado mantinha-se sempre entre os três ou quatro golos de diferença.
Uma exclusão de dois minutos a Rui Silva dificultou ainda mais a missão lusa, mas o empenho defensivo nunca esmoreceu e a entrada de Gustavo Capdeville para a baliza também foi bem-sucedida, com uma defesa logo na primeira intervenção.
António Areia não falhou num livre de sete metros e, à entrada do último quarto de hora o marcador indicava um tranquilo 27-21 para Portugal.
Até ao final, os heróis do mar foram controlando a vantagem e nunca deixaram a Espanha aproximar-se no marcador, confirmando mais um triunfo que valoriza o andebol português.

