
Heróis do Mar querem alcançar objetivo de melhor resultado de sempre
Foto: EPA/Thomas Traasdahl
Portugal vai procurar esta sexta-feira obter a melhor classificação de sempre em fases finais de Campeonatos da Europeu de andebol, mas terá de vencer a Suécia, recordista de troféus, no jogo de atribuição do quinto lugar.
Em Herning, a seleção portuguesa marcou encontro com os suecos, depois de ter concluído o Grupo I da Ronda Principal no terceiro posto, com cinco pontos, só atrás das semifinalistas Alemanha e da tetracampeã Mundial Dinamarca, ambas com oito, com a campeã em título França (quarta, com quatro) a ficar fora das decisões, assim como Noruega (quinta, com três) e Espanha (sexta, com dois).
A participar pela nona vez consecutiva em Europeus, e quarta seguida, a equipa comandada por Paulo Jorge Pereira, que já assegurou a presença no Mundial de 2027, na Alemanha, está muito perto alcançar um feito que ficou perto de acontecer na edição de 2020, na qual foi sexta.
Nesse ano, em Estocolmo, Portugal perdeu frente à Alemanha (29-27), num desaire que ainda está bem presente na mente dos heróis do mar, nomeadamente dos cinco atletas que integram o atual plantel e estiveram nessa fase final: o guarda-redes Gustavo Capdeville, o central Rui Silva, o pivô Luís Frade e os pontas António Areia e Diogo Branquinho.
Agora, em novo jogo de atribuição do quinto lugar, os lusos vão ter pela frente os suecos, coroados em 1994, 1998, 2000, 2002 e 2022, que eram favoritos a marcarem presença nas meias-finais.
Contudo, terminaram a poule II da main round na terceira posição, com sete pontos, insuficientes face aos oito da Croácia, primeira, e aos sete da Islândia, segunda, que avançou graças ao confronto direto favorável face à Suécia.
Portugal e Suécia enfrentam-se hoje na Jyske Bank Boxen, situada na cidade dinamarquesa de Herning, a partir das 14 horas em Lisboa.
