Portugal venceu esta sexta-feira à noite a Islândia, no Dragão, por 5-3, e mantém a liderança do Grupo H, com 16 pontos, em parceria com a Dinamarca. Aos portugueses basta um empate na próxima terça-feira, em Copenhaga, no último jogo da fase de qualificação, para manter o primeiro lugar e apurar-se directamente para a fase final do Euro 2012.
Corpo do artigo
Na primeira parte, a selecção portuguesa chegou com relativa facilidade ao 3-0, com dois golos de Nani e um de Hélder Postiga, este último em cima dos 45 minutos. A equipa de Paulo Bento conseguia, assim, um resultado dilatado, a fazer esquecer os primeiros minutos do desafio, em que a Islândia mostrou-se mais perigosa.
Na segunda parte, para surpresa geral, os nórdicos reduziram e fixaram a diferença na margem mínima. Hallgrimur Jonasson, por duas vezes, deixou o marcador num impensável 3-2, olhando ao desenrolar do primeiro tempo.
A reacção da selecção nacional foi, depois, materializada por intermédio dos golos de João Moutinho e do estreante Eliseu, para sossego dos 35 mil adeptos presentes no Dragão. Já em tempo de descontos, Sigurdsson, pela Islândia e de penálti, estabeleceu o resultado final. O 5-3 deixa Portugal às portas do Euro 2012.