Nove jogadores do Sporting sabem o que é marcar ao Benfica, no plano inverso apenas cinco futebolistas das águias faturaram aos leões. Entre os dois plantéis, Pedro Gonçalves está em destaque, com cinco golos apontados aos encarnados.
Corpo do artigo
O primeiro do internacional português sucedeu em 2020, quando ainda representava o Famalicão, e os outros já sucederam com as cores do Sporting. Destaque para o bis no seu primeiro dérbi na Luz, que, ainda assim, não foi sinónimo de vitória (derrota por 4-3).
No restante plantel dos leões, Gyokeres e Geny Catamo têm, igualmente, pontaria afinada quando defrontam o Benfica – três -, assim como Francisco Trincão, que assinou dois. Com um golo, Diomande, Gonçalo Inácio, Nuno Santos, Hjulmand e Eduardo Quaresma (ao serviço do Tondela) encerram a lista.
No lado do Benfica, cinco jogadores concretizaram aos leões e o melhor marcador é um médio, Fredrik Aursnes. Fez dois golos, um em 2023 e o outro em 2024, mas, curiosamente, em nenhuma dessas partidas o Benfica chegou à vitória (2-2 e 1-2). Entre os outros futebolistas, Bah e Otamendi marcaram por uma vez e, já nesta temporada, Schjelderup e Akturkoglu conseguiram a sua estreia. Curiosamente, nenhum avançado do atual grupo - Pavlidis, Belotti e Arthur Cabral - conseguiu faturar e nem... Angel Di María, que, com 37 anos, ainda procura o primeiro ao Sporting.