Primoz Roglic confirmou, este domingo, a vitória na Volta a Espanha, após terminar o contrarrelógio de Madrid, ganho por Stefan Kung, na segunda posição. O esloveno conquistou a Vuelta pela quarta vez, desempatou com Tony Rominger e Alberto Contador e igualou o recorde de Roberto Heras.
Corpo do artigo
O ciclista da Red Bull-Bora foi o grande dominador da edição de 2024 da última grande volta do calendário, mesmo depois de Ben O'Connor ter andado 13 dias com a camisola vermelha, conquistada após entrar numa fuga que ganhou muito tempo aos principais favoritos.
O sonho do australiano da Dectahlon só terminou na 19.ª etapa, que terminou na contagem de montanha de Moncalvillo, quando Roglic assaltou a liderança e ficou com uma boa margem em relação a O'Connor e a Enric Mas.
Por essa altura já Primoz Roglic tinha perdido aquele que seria, muito provavelmente, o principal rival na luta pela vitória na geral. João Almeida esteve a um excelente nível durante a primeira semana, estava no terceiro lugar, mas o azar voltou a bater à porta do ciclista português.
O atleta das Caldas da Rainha perdeu muito tempo na oitava etapa e logo ali se percebeu que algo de estranho se passava, com a confirmação a surgir no dia seguinte. Um teste positivo à covid-19 obrigou ao abandono de Almeida quando era um claro favorito ao pódio e, quem sabe, ao triunfo final, à semelhança do que já lhe havia sucedido na Volta a Itália de 2022.
Sem o principal rival - sobretudo tendo em conta o contrarrelógio final -, Roglic teve caminho aberto para rumar ao quarto sucesso na Vuelta, a que junta a conquista do Giro no ano passado.
Ben O'Connor acabou por ficar com o segundo lugar da geral, garantindo o melhor resultado de sempre de um australiano na Vuelta, Enric Mas foi terceiro, enquanto Richard Carapaz confirmou o quarto posto e Mattias Skjelmose destronou David Gaudu do quinto lugar.
Os derradeiros 24,6 quilómetros nas estradas de Madrid tiveram Stefan Kung como vencedor, enquanto Nélson Oliveira, o único resistente dos portugueses - Rui Costa abandonou, devido a queda - foi 19.º no exercício individual.