Primoz Roglic venceu a quarta etapa da Volta a Espanha, a primeira com uma chegada em alto, com João Almeida a ser o terceiro mais rápido do dia e a subir a segundo da classificação geral, a oito segundos do esloveno da Bora, enquanto Enric Mas está no lugar mais baixo do pódio, a 32 segundos da camisola vermelha.
Corpo do artigo
Depois de três dias em Portugal, a prova entrou em solo espanhol e logo com uma tirada muito dura: os 170,5 quilómetros entre Plasecia e Pico Villuercas marcaram a estreia da montanha, com uma contagem de segunda, uma de primeira e uma de terceira antes da derradeira subida, nuns brutais 14,6 kms com uma pendente média de 6,2% e zonas com rampas bem perto dos 20%.
A fuga do dia ganhou uma vantagem muito interessante e na penúltima contagem do dia - Puerto de Miravete -, Bruno Armirail e Pablo Castrillo livraram-se da concorrência, sendo que o francês da Decathlon era camisola vermelha virtual, uma vez que à entrada para a quarta etapa ocupava o oitavo posto da geral, a apenas 31 segundos de Wout van Aert.
A dupla entrou em Pico Villuercas com pouco mais de um minuto de vantagem sobre o pelotão, que tinha a Bora a trabalhar para reduzir a diferença e preparar um eventual ataque de Primoz Roglic.
À medida que as pendentes ficavam mais duras, o camisola vermelha, Van Aert, foi dos primeiros a descolar e a UAE Emirates passou a impor ritmo, com Pavel Sivakov a testar as pernas dos rivais, mas o ataque fez João Almeida perder algumas posições, com o português a ter de fazer mais uma das habituais recuperações.
A 3,8 quilómetros da meta Felix Gall atacou entre os favoritos, mas Rolic e Enric Mas não demoraram a chegar ao austríaco, enquanto Almeida conseguiu reentrar no grupo da frente a 1,4 quilómetros da meta.
Mikel Landa tentou o ataque a poucas centenas de metros do final, mas o espanhol foi demasiado ambicioso e acabou por ser Lennert van Eetvelt a sprintar para o que parecia ser uma vitória certa - o belga chegou a levantar o braço para festejar -, mas foi ultrapassado em cima da linha por Roglic, que conquistou a tirada e vestiu a camisola vermelha.
Van Eetvelt foi segundo e João Almeida entrou na terceira posição, com o mesmo tempo dos primeiros, provando que é um sério candidato ao triunfo final da Vuelta. O português da UAE Emirates está a oito segundos de Roglic na geral, enquanto Enric Mas é terceiro, a 32 segundos.
Nelson Oliveira terminou o dia na 64.ª posição, a 7.40 minutos, enquanto Rui Costa foi 127.º, a 14.03m.