
Pedro Proença, presidente da FPF, vai reunir-se com André Villas-Boas, Frederico Varandas, Rui Costa e António Salvador
Foto: Direitos Reservados
Pedro Proença vai reunir-se ao almoço esta sexta-feira com os presidentes de F. C. Porto, Sporting, Benfica e Braga. O encontro entre o líder federativo e André Villas-Boas, Frederico Varandas, Rui Costa e António Salvador decorrerá na sede da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na Cidade do Futebol, e servirá para debater os problemas que afetam o futebol português, da arbitragem aos direitos televisivos. Proença tentará ainda apaziguar a crispação existente entre os presidentes dos três grandes, que têm trocado acusações e remoques na praça pública.
Corpo do artigo
O JN apurou que são vários os temas que estarão em discussão e preocupam os dirigentes máximos dos quatro clubes, nomeadamente a questão da centralização dos direitos televisivos, que terá de entrar em vigor em 2028/29, mas que a Liga quer resolver o mais rápido possível. Em análise estará ainda a eventual reformulação dos quadros competitivos profissionais, tendo em vista o aumento das receitas. A questão dos impostos será igualmente abordada, pois há muito que os clubes se queixam de ser alvo de uma elevada carga fiscal e que o futebol tem sido discriminado em relação a muitas outras atividades económicas. Os clubes querem contar com a FPF para sensibilizar o Governo a reduzir o valor dos impostos pagos atualmente.
O encontro servirá igualmente para debater a revisão do protocolo entre a FPF e a Liga, bem como a normalização das relações entre as duas entidades. Os clubes vão também exigir a entrega imediata de 30 milhões de euros das receitas de apostas desportivas das ligas internacionais.

