A Polícia de Segurança Pública (PSP) tornou público o plano para a operação que irá levar a cabo antes, durante e depois do clássico desta sexta-feira, entre o Benfica e o F. C. Porto, agendado para as 20.15 horas, no Estádio da Luz.
Corpo do artigo
O Benfica recebe amanhã o F. C. Porto, naquele que é um dos jogos mais aguardados da temporada e, por isso, envolve muita rivalidade entre adeptos. A PSP atribuiu hoje risco elevado ao clássico e reforçou o seu apelo ao fair-play entre adeptos de ambas as equipas.
"É um jogo de risco elevado. Está prevista uma lotação de cerca de 64 mil pessoas, num dia útil, em que muita gente está a sair do trabalho, prevendo-se uma afluência muito em cima da hora do jogo", começou por dizer o intendente Figueira de Chaves, em conferência de imprensa realizada no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
Desde o início da manhã que as forças de segurança irão se concentrar junto ao Estádio da Luz, e a norte do país. Esta operação começa, principalmente, com o acompanhamento dos adeptos que se deslocam até Lisboa, provenientes da cidade do Porto, principalmente.
"Haverá fiscalização do estacionamento irregular, procurando a melhor fluidez possível na circulação automóvel, com condicionamentos momentâneos ao trânsito automóvel, nomeadamente durante a deslocação de equipas e grupos organizados de adeptos, especialmente aqueles que sejam considerados de risco", explica a Polícia de Segurança Pública, em comunicado.
Entre as 15 horas e as 23 horas existirá o "corte total nos dois sentidos na Avenida Marques Junior" e condicionamento de trânsito em muitas outras. "Corte de trânsito na Avenida Condes de Carnide aquando da passagem dos adeptos do FC Porto, condicionamento na Avenida Machado dos Santos, na Rua Frei Luís de Granada, na Avenida Lusíada devido ao parqueamento de autocarros, na Rua Hernâni Lopes, na Rua dos Soeiros, na Rua Eusébio da Silva Ferreira e no Colégio Militar", pode ler-se ainda.
A PSP reforça ainda que os adeptos que possam se desloquem o mais cedo possível para o estádio, cujas portas estão previstas abrir às 18.15 horas, duas horas antes do início do clássico, e que estes se desloquem preferencialmente através dos transportes públicos.
Como é tradição, os adeptos dos dragões têm de estar concentrados na Avenida Condes de Carnide, de onde saírão, com vigilância apertada das forças de segurança, pelas 17 horas rumo ao Estádio da Luz.
O Benfica, campeão em título e terceiro classificado com 15 pontos, recebe o FC Porto, que divide a liderança com o Sporting, ambos com 16, na sexta-feira, a partir das 20.15 horas, no Estádio da Luz, em Lisboa, em jogo com arbitragem de João Pinheiro.