A PSP está a ter uma especial vigilância sobre os adeptos do Barcelona, no receio de que o encontro com o Sporting possa ser aproveitado para manifestações independentistas que originem problemas de ordem pública, soube o JN.
Corpo do artigo
A Direção Nacional da PSP não quis comentar a informação recolhida pelo JN, alegando que se trata de matéria operacional. No entanto, segundo soube o JN, a vigilância vai ser de "natureza discreta" envolvendo elementos à civil da investigação criminal, que irão acompanhar elementos da claque dos adeptos catalães.
8802145
As medidas preventivas policiais estão associadas ao ambiente de tensão que se vive na Catalunha, com o aproximar de dia 1 de outubro, data em que está anunciado o referendo para a independência, mas com o Governo central espanhol, em Madrid, a considerar o ato ilegal.
"Se algum adepto do Barcelona quiser manifestar-se na via pública a favor da independência está no seu direito, desde que não crie problemas de tráfego ou de ordem pública", apontou uma fonte policial. No entanto, "se algum adepto quiser levar para o estádio qualquer faixa associada a uma manifestação política, aí a situação é diferente, até porque é proibido levar faixas para o interior do recinto".
8800279
Daí que possa haver também um especial cuidado durante a revista, mas não está previsto o reforço dos meios destinados à ordem pública.
Terça-feira, o número de adeptos do Barcelona esperados em Alvalade era de 250. A PSP está igualmente em contacto com a polícia do país vizinho, mas isto numa medida habitual para identificação de elementos quer possam causar mais problemas de ordem pública.
O Sporting recebe, esta quarta-feira, a partir das 19.45 horas, o Barcelona, em iogo da Liga dos Campeões.