Decisivo na qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, Rafa é o jogador do momento nas águias. Na terça-feira, bisou na vitória (4-3) diante da Juventus e impressionou pelos golos, mas também pela velocidade. De acordo com os dados da UEFA, nos cinco duelos na fase de grupos, atingiu uma aceleração máxima de 35,9 km/h, superior, imagine-se, às estrelas do PSG, como Mbappé (35,6), Neymar (31,9), Messi (29,6) e até Nuno Mendes (34,4).
Corpo do artigo
Na Juventus, o cenário é igual - Moise Kean atingiu uma velocidade de 34,4 - e no próprio Benfica os únicos jogadores que se aproximam são David Neres e Gonçalo Ramos (33,4).
Ouvido pelo JN, o treinador Vasco Seabra refere que a subida de rendimento de Rafa se deve a vários fatores. "Nesta temporada, ocupa uma nova posição em campo, mais interior, e a ideia de jogo do Benfica favorece o seu futebol. Tornou-se mais preponderante no espaço entre linhas, ganha espaço e ataca bem no último terço". A velocidade é um dos pontos chave: "O jogador tem 29 anos, mas as características fisiológicas apontam que estará no ponto de caramelo".
A experiência é também decisiva: "Está mais amadurecido e possui outro refinamento técnico. O facto de estar num lugar interior liga-o mais aos jogos, no passado recente às vezes desaparecia durante alguns períodos", explica Vasco Seabra. E a condição psicológica pode ser determinante: "Há uma relação muito interessante entre o Rafa e Roger Schmidt. Ele é um jogador que precisa de ser muito acompanhado para apresentar rendimento".
Afastamento da Seleção
Sobre o anúncio da saída da seleção, Seabra faz um lamento: "É pena. Face à lesão de Diogo Jota, podia ser muito útil ao selecionador Fernando Santos".
Apesar de algumas manifestações no sentido de um hipotético regresso à seleção, assunto que ganhou eco nas últimas horas, o JN sabe que o cenário de afastamento se mantém. A reduzida utilização, o silêncio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em relação a notícias que apontavam o menor empenho do jogador e a intenção de se dedicar exclusivamente ao Benfica foram alguns dos pressupostos que motivaram a posição do atleta e que se conservam inalterados. Por outro lado, a FPF também já enviou a lista dos 55 pré-selecionados à FIFA. Lista que não integra o atacante e que só pode ser alterada no caso de alguma lesão.