O avançado Rafael Bessa, do Sporting, foi chamado pela primeira vez à seleção nacional de hóquei em patins, sendo a grande novidade entre os dez jogadores convocados por Paulo Freitas para o Campeonato da Europa de 2025, que decorrerá em Paredes, entre 1 e 6 de setembro.
Corpo do artigo
Paulo Freitas apresentou, esta segunda-feira, em Paredes, uma lista com cinco alterações relativamente à convocatória para o último Mundial, em 2024, em Itália.
Rafa Bessa, de 24 anos, é um dos cinco jogadores que podem estrear-se na seleção principal. Os outros são Guga (Valongo), Miguel Rocha (Óquei de Barcelos), Alvarinho (Hockey Trissino) e Luís Querido (Óquei de Barcelos). Completam o lote os já internacionais Xano Edo (Oliveirense), Hélder Nunes (F. C. Porto), Gonçalo Alves (F. C. Porto), Zé Miranda (Benfica) e Rafa (F. C. Porto).
Vieirinha (Óquei de Barcelos), Gonçalo Pinto (Benfica) e António Marante (Sp. Tomar) vão integrar o estágio no Luso, que começa a 4 de agosto, funcionando como reserva a eventuais baixas nos eleitos. A seleção muda-se para Paredes a 26 de agosto.
O selecionador afirmou que as escolhas foram baseadas em dois critérios essenciais: a adequação à ideia de jogo que defende e a meritocracia. “O único impedimento era o Girão [guarda-redes do Sporting que anunciou o fim da carreira]. A partir daqui, são opções minhas. Analisando todos os equilíbrios que uma equipa deve ter, resultou nesta minha escolha”, explicou.
Portugal é seleção com mais títulos europeus (21), mas desde 2016 que não conquista a competição.