O português Rafael Reis (Anicolor-Tien21) é o primeiro camisola amarela da 86.ª Volta a Portugal, após conquistar pela quinta vez consecutiva o prólogo que abriu, esta quarta-feira, na Maia, a prova rainha do calendário nacional. È a sétima vez que Reis veste a amarela na abertura da Volta. O campeão olímpico Iúri Leitão (Caja Rural) foi o segundo mais rápido.
Corpo do artigo
Vice-campeão português de contrarrelógio, o ciclista natural de Palmela, de 33 anos cumpriu os 3,4 quilómetros de exercício individual na Maia em 3,51 minutos, deixando na segunda posição Iúri Leitão (Caja Rural), campeão olímpico de madison, a três segundos, e o belga Jens Verbrugghe (Israel Premier Tech Academy) na terceira, a quatro.
Esta é a sétima vez, após 2016, 2018, 2021, 2022, 2023 e 2024, que Rafael Reis veste a camisola amarela inaugural, com as diferenças registadas na etapa de hoje a serem as mesmas com que os três primeiros da geral vão partir na quinta-feira para os 162,3 quilómetros entre Viana do Castelo e o Santuário do Sameiro, em Braga, onde a meta coincide com uma contagem de montanha de segunda categoria.