Corredor da Glassdrive-Q8-Anicolor foi o mais rápido no prólogo da prova, em Viseu, num tirada inaugural que venceu pela quinta vez na carreira, e é o primeiro líder da corrida.
Corpo do artigo
Rafael Reis confirmou todo o seu favoritismo no primeiro exercício individual da Volta a Portugal, e venceu os primeiros 3,6 quilómetros da corrida, que lhe valem a liderança.
O ciclista natural de Palmela, de 31 anos, que é um especialista neste tipo de tiradas, tendo esta sido a quinta vitória em prólogos da Volta a Portugal, percorreu o curto traçado em 3:58.37 minutos, superando por dois segundos o espanhol Txomin Juaristi (Euskaltel-Euskadi) e por três o companheiro de equipa Mauricio Moreira que, respetivamente, completaram o pódio do dia.
“Este foi o início de Volta que sonhava, porque tenho sempre o objetivo de vencer o prólogo e vestir a primeira camisola amarela, também foi para isso que fui contratado para esta equipa, há três anos”, disse Rafael Reis, no final da sua prestação.
O contrarrelogista vincou que, a partir de agora, o principal objetivo é manter a camisola amarela na equipa, mas lembrou que “esta é uma prova muito dura, onde é preciso sofrer muito para garantir o êxito”.
Esse sofrimento começa esta quinta-feira a ser vincado com a primeira etapa em linha, que vai ligar Anadia a Ourém, de 188,5 quilómetros, e que será propícia para uma chegada ao sprint.