É uma situação que se repete todos os anos e que, por isso, não apanha ninguém de surpresa, mas que pode obrigar Sérgio Conceição a alterar os planos para a visita de amanhã ao terreno do Vitória Sport Club. Os dragões têm dois jogadores muçulmanos no plantel e que estão, neste momento, a cumprir as regras do Ramadão, que ditam que os fiéis não podem beber ou comer do nascer ao pôr-do-sol.
Corpo do artigo
O facto de a partida em Guimarães começar às 18 horas e o dia só acabar perto das 20.15 significa que, quando o árbitro apitar para o início, Zaidu e Taremi estarão há cerca de 12 horas sem ingerir qualquer líquido ou alimento. E se o avançado iraniano já estava apontado ao banco de suplentes, é provável que o lateral nigeriano também perca a titularidade para o brasileiro Wendell.
O departamento médico e os fisiologistas do F. C. Porto estão, naturalmente, atentos à situação para minimizar os efeitos do jejum que, aliás, ambos os jogadores já viveram na época passada ao serviço dos azuis e brancos que contavam, na altura, com outro muçulmano, o avançado maliano Moussa Marega.
Depois de ter falhado o dérbi da Invicta, por ter testado positivo à covid-19, Taremi ainda se apresentou ao serviço da seleção, mas acabou por não jogar e, no início desta semana, foi suplente utilizado frente ao Santa Clara. No duelo com os açorianos, Zaidu integrou o onze, mas neste caso o encontro começou já depois do pôr-do-sol, pelo que o nigeriano - que até marcou o último golo na vitória por 3-0 -, teve oportunidade de se alimentar e hidratar antes de entrar em campo, algo que não poderá fazer em Guimarães. Por isso, é possível que Sérgio Conceição aposte em Wendell de início, sabendo que, muito provavelmente, não vai ser a última vez que vai ter de lidar com esta situação até ao final da época.
Taça em causa
Na próxima jornada, contra o Portimonense, o jogo começa às 20.30 horas e o pôr-do-sol acontece pouco depois das oito da noite, mas o mesmo não acontecerá na segunda mão da meia-final da Taça, que começa às 20.15 horas do dia 21. As quatro últimas jornadas do campeonato ainda não foram marcadas.