S. C. Coimbrões enfrentou crise diretiva, chegou a estar sem Direção, mas estabilizou e lidera a série 1 da Divisão de Elite.
Corpo do artigo
Por vezes é preciso dar um passo atrás, para dar dois à frente. Esta frase resume o momento atual do Sporting Clube de Coimbrões, emblema centenário que compete na Divisão de Elite, da A. F. Porto, e que tem um longo passado nos campeonatos nacionais, com 34 participações. Atualmente, lidera a tabela e o objetivo é recuperar um clube que atravessa uma fase de renovação.
No início da temporada passada não havia Direção e o planeamento da época foi levado a cabo por uma Comissão Administrativa. A situação financeira não era a melhor, até pela descida do Campeonato de Portugal, mas um dos membros deu um passo em frente e assumiu a liderança do clube. "O objetivo imediato era concluir 2021/22 e começar a preparar já esta época. Mas a missão principal é equilibrar as contas do Coimbrões e voltar a tornar a formação competitiva", conta André Moreira, presidente que, além de ser ex-jogador do clube, tem formação em gestão empresarial, uma valência importante para reerguer este histórico de Gaia.
Além dos problemas financeiros, comuns a muitas equipas do futebol distrital, outra das necessidades era restaurar a credibilidade do Coimbrões. "Estivemos 15 anos nas provas nacionais e a descida de divisão pode ter deixado as pessoas desconfiadas. Por isso, um dos nossos principais objetivos é reconquistar a confiança, para conseguirmos recuperar a reputação do clube", explica o líder gaiense.
Dos escritórios para o campo, a situação é muito diferente. Desportivamente, o Coimbrões realizou um forte arranque de época e mantém-se invicto na liderança da série 1, da Elite. A pontaria está afinada, pois tem o melhor ataque da série, com 18 golos marcados, mas, para o treinador Pedras Silva, o segredo não está só nas bolas que entram na baliza adversária. "A chave deste sucesso é a união do grupo. Todos eles têm qualidade, por isso a nossa tarefa é mudar comportamentos. Somos amadores mas, desde que os jogadores entram na porta, têm de se concentrar no trabalho como profissionais", revela o antigo avançado do Leixões.
Além do futebol, o Coimbrões também tem equipa de basquetebol feminino e patinagem artística, mas André Moreira ressalva que, para já, não há condições para aumentar o ecletismo.
A Figura
Pedro Tavares, Atacante (36 anos)
Com 16 anos de Coimbrões ao peito, o capitão promete pendurar as botas quando o clube voltar às provas nacionais.
Bilhete de Identidade
Fundação: 25-10-1920
Local de jogos: Parque Silva Matos, em Vila Nova de Gaia
Sócios: 450
Palmarés: Divisão de Honra A. F. Porto, em 2007/08 e III Divisão Nacional, em 2009/10