Treinadores de Aliados, Marco 09, Oliveira do Douro e Coimbrões jogaram juntos no Leixões e agora estão na fase final da Divisão de Elite.
Corpo do artigo
É na Afurada, um dos sítios mais emblemáticos de Vila Nova de Gaia, que os treinadores de Aliados Lordelo, Oliveira do Douro, Coimbrões e Marco 09 se reuniram com o JN para a antecipação de um duelo que promete ser duro, mas fora do relvado está ligado por fortes laços de amizade. Calica, Abílio, Pedras e Bock jogaram juntos no Leixões, em 2002/03, quanto garantiram a subida à Liga 2, e a partir deste fim de semana tentam carimbar uma vaga de acesso ao Campeonato de Portugal, depois de terem protagonizado uma excelente campanha na Divisão de Elite da A. F. Porto.
"Vamos todos lutar para ganhar e conseguir alcançar os nossos objetivos, mas a amizade que temos vai manter-se intacta, mesmo depois dos 90 minutos", afirmou Calica, treinador dos Aliados de Lordelo, consciente que há valores mais importantes do que uma simples vitória. Por entre sorrisos e gargalhadas, sinais do companheirismo e também de muita cumplicidade, o Oliveira do Douro surge na conversa por ser uma das surpresas na fase final.
"Realmente não estávamos no lote de favoritos, mas ao longo da época provámos ser uma equipa sólida", disse Abílio, treinador do Oliveira do Douro. Curiosamente, o Marco 09 é visto pelos outros três técnicos como "o grande favorito à subida". Tendo em conta o modelo competitivo, apenas uma equipa garante o acesso direto aos nacionais, podendo existir outra vaga se uma das associações distritais abdicar de colocar um representante. "Tenho muitas boas memórias dos tempos que passámos juntos e que são, no fundo, a razão de nos darmos todos bem ainda hoje", recordou Bock, técnico do Marco 09.
Persistência, exigência e compromisso são as razões que apontam os quatro rivais nesta fase. "Já enquanto jogadores éramos bastante exigentes e essa característica veio connosco para o cargo de treinador. Sempre tivemos um foco e compromisso como poucos pelo jogo e, se calhar, transmitimos isso aos nossos jogadores", finalizou Pedras, treinador do Coimbrões. Depois das fotografias, com a ponte da Arrábida no horizonte, os quatro mudaram de campo e puseram a conversa em dia num jantar preliminar antes dos grandes duelos no relvado.