Wendell está muito bem posicionado para ser o novo lateral esquerdo dos dragões, mas a operação, a rondar os cinco milhões, não avança já.
Corpo do artigo
A duas semanas do fecho do mercado de transferências, os dragões têm vários dossiês em andamento e a prioridade é a contratação de um defesa esquerdo. O alvo está identificado - Wendell, brasileiro do Bayer Leverkusen -, os primeiros contactos estão feitos e o processo bem encaminhado, mas a concretização do mesmo só será feita depois de a SAD azul e branca garantir um importante encaixe financeiro, com a venda de um ou dois jogadores da equipa principal, tal como estava previsto já há algum tempo.
Wendell, de 28 anos, vai entrar no último ano de contrato com a equipa alemã, o que favorece a posição do F. C. Porto nas negociações. Avaliado em 6,5 milhões de euros, o acordo deve, no entanto, ficar fechado por uma verba entre os quatro e os cinco milhões de euros, mas o JN sabe que a concretização só será feita depois de a SAD azul e branca efetivar as transferências necessárias ao equilíbrio das contas.
Com a saída definitiva de Danilo Pereira para o Paris Saint-Germain já concretizada - aos 16 milhões de taxa de empréstimo juntaram-se mais quatro pela cedência do passe -, os dragões contavam que o Wolverhampton avançasse para a compra de Vitinha, por 20 milhões de euros, o que acabou por não acontecer. Tal como admitiu o administrador financeiro da SAD, Fernando Gomes, na apresentação do mais recente empréstimo obrigacionista, estas duas vendas seriam suficientes para garantir a saída do clube do programa de fair-play financeiro da UEFA.
Assim, como Vitinha continua na Invicta, os dragões precisam de faturar 20 milhões de euros e cerca de metade desse valor poderá ser atingido quando se confirmar a transferência de Jesús Corona para os espanhóis do Sevilha - a rondar os 12 milhões de euros -, negócio que depende, apenas, da obtenção de passaporte português por parte do internacional mexicano.
Roma na pista de Oliveira
Quem também já esteve com um pé fora da Invicta foi Sérgio Oliveira, mas a saída do treinador Gennaro Gattuso ditou o fim do interesse da Fiorentina no internacional português, que continua, porém, a ter mercado em Itália.
Ontem, o "calciomercatto" noticiou que a Roma, de José Mourinho, tem em Sérgio Oliveira um dos alvos para a nova época e que o empresário Jorge Mendes já está a tratar do processo, embora Zakaria também seja hipótese Os dragões não libertam o médio por menos de 20 milhões de euros.
Números
250 jogos de Wendell em sete épocas ao serviço do Leverkusen, incluindo o que já realizou em 2021/22. O brasileiro marcou oito golos e fez 13 assistências.
11 encontros pelo "escrete". Apesar de nunca ter realizado qualquer partida oficial na seleção principal, Wendell alinhou em seis nos sub-21 e cinco nos olímpicos.
Ecos do dragão
Mourinho gostou da "escaramuça"
O treinador português admitiu, em entrevista ao site da Roma, que "gostou da escaramuça" entre os jogadores no jogo de pré-época com o F. C. Porto. "Ajudou a manter as emoções à flor da pele e não aconteceu nada que justificasse um amarelo ou vermelho", explicou.
Plantel volta ao trabalho
Após a folga concedida ontem por Sérgio Conceição, os dragões recomeçam hoje a preparar o duelo do próximo domingo, com o Marítimo, no Funchal. Grujic é o único lesionado do plantel e está em dúvida para a partida com os madeirenses.