Pinto da Costa reconhece que tem um ano de margem, mas pretende dar celeridade a este processo.
Corpo do artigo
Ainda na ressaca da conquista da dobradinha, a estrutura do futebol portista foi depositar os troféus do campeonato e da Taça de Portugal no museu do clube, numa cerimónia que simbolicamente encerrou a época para os jogadores. No entanto, tanto o treinador como a estrutura diretiva continuarão a trabalhar na preparação da próxima temporada. E, pela parte que lhe toca, Pinto da Costa pretende aproveitar a ocasião para prolongar a ligação de Sérgio Conceição ao clube. Palavra do presidente, em declarações ao JN.
"Pode haver. Não é urgente, porque temos um ano para a fazer. Mas espero fazê-la em breve", anunciou o presidente do F. C. Porto, já depois do evento em que participou. Pinto da Costa e o treinador há algum tempo que vinham a traçar as linhas mestras do arranque da próxima temporada, num sinal de que a continuidade de Sérgio Conceição no comando técnico do F. C. Porto sempre esteve bem segura, também por vontade do técnico, ao contrário do que chegou a ser sugerido, sobretudo após a Taça de Portugal.
12336377
Seja ou não já com um novo contrato, uma vez que o atual só termina a 30 de junho de 2021, Sérgio Conceição prepara-se para igualar o recorde de Jesualdo Ferreira, como treinador do F. C. Porto na era moderna com mais anos consecutivos na liderança técnica. O agora treinador do Santos fez precisamente quatro temporadas na liderança dos azuis e brancos.
Sérgio Conceição completou agora três temporadas nestas novas funções e acabou de atingir um feito histórico, tornando-se no primeiro portista a conquistar a dobradinha como jogador e treinador. Além disso, como timoneiro portista também venceu outro campeonato e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Há outros, é certo, mas estes são motivos de sobra para Pinto da Costa o querer amarrar por mais anos no clube, sendo que, para Sérgio Conceição mudar de ares, o interessado terá de pagar a cláusula de rescisão, no valor de 20 milhões de euros e, além disso, o treinador tem de aceitar a transferência.
12490391
Casillas rendido faz grande elogio ao técnico
Após a conquista da Taça de Portugal, Casillas fez um rasgado elogio a Sérgio Conceição nas redes sociais: "Por trás de cada treinador sério e disciplinado esconde-se também uma grande pessoa. Durante estes três anos pude verificar que o Sérgio Conceição é assim: exigente ao máximo e competitivo. Quer sempre ganhar e isso é transmitido aos seus jogadores. É fácil dizer agora, mas se nestes três anos o F. C. Porto conseguiu troféus e lutou por eles é por este treinador. Com os seus raspanetes, claro!"
Mais de 40 milhões
O título de campeão nacional, que Sérgio Conceição muito ajudou para contribuir, permite ao F. C. Porto um encaixe superior a 40 milhões de euros. Esse é, para já, o valor mínimo, tendo em conta a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Encaixe de 350 mil euros
Por ter vencido a Taça de Portugal, o F. C. Porto garantiu um prémio de 300 mil euros. A este montante acresce 49,5 mil euros pelo percurso dos azuis e brancos até à final.
Lançou sete jovens
Esta época, Sérgio Conceição aproveitou os recursos da formação do F. C. Porto e lançou sete jovens na equipa principal. Foram eles: o guarda-redes Diogo Costa, os defesas Tomás Esteves, os médios Romário Baró e Vítor Ferreira e os avançados Fábio Vieira, João Mário e Fábio Silva.
Venceu todos os clássicos
Além do título de campeão e da conquista da Taça de Portugal, Sérgio Conceição venceu todos os clássicos da temporada. Derrotou duas vezes o Sporting e o Benfica, na Liga, e ainda conquistou a prova rainha na final com os encarnados.
Momentos marcantes da época
25 de janeiro - Coloca o lugar à disposição após derrota na Taça da Liga
Um dos momentos mais marcantes aconteceu logo após a derrota na final da Taça da Liga, com o Braga, quando Sérgio Conceição colocou o lugar à disposição. Revelou que não havia "união dentro do clube" e recordou que no primeiro ano não teve "dinheiro para reforços".
8 de fevereiro - Triunfo sobre o Benfica foi decisivo e fez mossa no rival
O clássico com o Benfica, no Dragão, foi muito importante para o F. C. Porto entrar na corrida do título. A vitória por 3-2 galvanizou os dragões e foi um duro golpe para as águias que perderam, aí, grande parte da força anímica. O F. C. Porto passou a ter apenas quatro pontos de desvantagem.
1 de agosto - Dobradinha quebrou enguiço com quase uma década
A última vez que o F. C. Porto havia conquistado a dobradinha foi também na última ocasião que tinha vencido a Taça de Portugal, em 2010/11, com André Villas-Boas no comando técnico. Sérgio Conceição quebrou este enguiço e falta-lhe pôr fim a outro, ao da Taça da Liga.
12490331
Grande receção no Dragão
A comitiva do F. C. Porto chegou ao Estádio do Dragão por volta das 4.30 horas da manhã de ontem, depois de ter jantado entre Coimbra e o Porto. Várias centenas de adeptos fizeram questão de saudar os jogadores à porta do recinto, após a conquista da Taça de Portugal frente ao Benfica.
Treinador homenageado
Sérgio Conceição será esta segunda-feira homenageado, no Olival, pela Comissão de Apoio à Recandidatura de Pinto da Costa, liderada por Fernando Cerqueira. A cerimónia está marcada para as 12.30 horas.