Este domingo é dia de jornada quente: o Benfica e o F. C. Porto defrontam-se na Luz às 20.45 horas, duas horas depois de o S. C. Braga receber o Sporting na Pedreira. Leia aqui os trabalhos do JN de antecipação dos jogos e acompanhe toda a informação noticiosa relevante até aos apitos iniciais.
Corpo do artigo
O clássico no Estádio da Luz colocará frente a frente vários jogadores com apetência para o golo. Neste particular, contudo, têm sido mais certeiros os goleadores do F. C. Porto. Enquanto Galeno e Samu já marcaram oito e sete golos, respetivamente, os benfiquistas Akturkoglu e Pavlidis têm cinco e três golos cada um.
Conhecidas as escolhas de Bruno Lage e Vítor Bruno, salta à vista o facto de nenhum dos treinadores ter abdicado dos dois jogadores com mais assistências para golo. Akturkoglu (4) e Kokçu (3) são titulares do Benfica, enquanto Martim Fernandes (4) e Francisco Moura (4) estão no onze portista.
Onze do Benfica: Trubin; Bah, Tomás Araújo, Otamendi, Carreras, Florentino, Aursnes, Kokçu, Di María, Pavlidis e Akturkoglu
Onze do F. C. Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Tiago Djaló, Nehuén, Francisco Moura, Alan Varela, Nico González, Eustáquio, Fábio Vieira, Galeno e Samu
Entre Benfica e F. C. Porto, há apenas quatro ausências a destacar para o clássico. Ainda assim, os portistas têm mais razões de queixa, uma vez que não podem contar com Wendell, Marcano e Grujic. No Benfica, Tiago Gouveia é a única baixa, também por lesão.
Debaixo de cânticos "Força F. C. Porto", os adeptos portistas já estão a caminho do Estádio da Luz para o clássico com o Benfica. A equipa de Vítor Bruno terá o apoio de cerca de três mil adeptos no reduto do rival.
Acompanhe em direto o S. C. Braga - Sporting aqui.
O argentino Angel Di María é o único jogador do atual plantel do Benfica que já marcou ao F. C. Porto. Dos dois golos que o extremo marcou aos dragões, um foi no clássico da época passada, também na Luz, e valeu a vitória ao Benfica.
O Sporting está demolidor no ataque. Neste campeonato marcou dois ou mais golos em todos os jogos e leva 15 golos nas últimas quatro jornadas. No entanto, nos últimos 79 jogos tendo em conta todas as competições, os leões apenas não marcaram golos ao... Braga (derrota por 0-1 na Taça da Liga, em janeiro).
Onze do Braga: Matheus; Paulo Oliveira, João Ferreira, Niakité, Roger, Vítor Carvalho, João Moutinho, Gabri Martínez, Ricardo Horta, Bruma e Ouazzani
Onze do Sporting: Franco israel; Debast, Diomande, Matheus Reis, Quenda, Hjulmand, Daniel Bragança, Maxi Araújo, Pedro Gonçalves, Trincão e Gyokeres
A última vitória do Braga em casa contra o Sporting aconteceu na temporada 2019/20. Ruben Amorim era o treinador dos braguistas e o golo decisivo foi marcado por... Trincão. Depois Amorim mudou-se para Alvalade e desde aí que o Sporting não perde em Braga, mas também não ganha. Em quatro jogos, quatro empates.
O clássico com o F. C. Porto apanha o Benfica numa série de 16 vitórias consecutivas no Estádio da Luz em jogos do campeonato. Curiosamente, as duas últimas derrotas das águias em casa sucederam em duelo com os dragões e nas duas últimas temporadas: 0-1 em 2021/22 e 1-2 na época passada.
Carlos Carvalhal, treinador do Braga, defronta o Sporting pela 23.ª vez na carreira. A última aconteceu na época 2021/22 e terminou com um triunfo a seu favor (1-2 em Alvalade). Em 22 jogos frente ao Sporting, clube que também já representou, Carvalhal leva sete vitórias, três empates e 12 derrotas.
Desde o início do século, só em jogos do campeonato, o Benfica soma cinco vitórias na Luz contra o F. C. Porto, empatou oito e perdeu dez vezes. Na temporada passada, com Roger Schmidt, os encarnados venceram por 1-0 perante os seus adeptos, graças a um golo de Di María.
À boa maneira portuguesa, a conversa sobre futebol acontece em qualquer lado e a qualquer hora, o que inclui a Assembleia da República (AR), em Lisboa, onde os deputados sofrem também em função das preferências clubísticas. Hoje, há dois clássicos quentes e o JN convidou quatro deputados, dois do PSD e outros dois do PS, cada um do seu clube, a falar sobre as expectativas deste domingo gordo.
Bruno Lage tem contas a ajustar com o F. C. Porto, uma vez que nunca conseguiu vencer os azuis e brancos no Estádio da Luz. Em quatro clássicos aos comandos do Benfica, Bruno Lage soma uma vitória no Estádio do Dragão na caminhada que conduziu o Benfica ao título, mas perdeu os outros três na Taça da Liga, em Braga (1-3), a seguir mais duas vezes para o campeonato, na Luz (0-2) e no Dragão (3-2).
Rúben Amorim, treinador do Sporting: "Estamos muito focados no que temos de fazer, numa jornada muito importante, onde há um Benfica-F. C. Porto e podemos ganhar pontos, se não, a um, aos dois. Vamos na máxima força para vencer um jogo muito importante para nós".
O Sporting pode igualar o melhor arranque de sempre da sua história se vencer em Braga. O registo é de 10 vitórias seguidas no campeonato, alcançado em 1990/91, quando Marinho Peres era o treinador da equipa leonina.
O Benfica recebe este domingo o F. C. Porto, no dia em que o Sporting visita o Braga na despedida de Ruben Amorim como técnico dos leões. As águias, que estão em terceiro lugar da tabela classificativa, com 22 pontos mas menos um jogo, recebem na Luz os dragões, em segundo com 27 pontos. O clássico, que está agendado para as 20.45 horas e que será arbitrado por João Pinheiro, acontece duas horas depois de o Sporting, líder com 10 vitórias em 10 jogos, visitar o terreno do Braga, que está em quarto lugar, com 20 pontos.
Saiba aqui onde ver as duas partidas
O calendário caprichou e desenhou dois jogos de emoções fortes na 11.ª jornada. O menu deste autêntico domingo gordo na Liga inclui primeiro um Braga-Sporting (18.45 horas, SportTV1) e logo a seguir o clássico Benfica-F. C. Porto (20.45 horas, BTV), ou seja, estarão em ação as quatro equipas do topo da classificação, com a luta pelo título bem presente no horizonte.
Por muito que Bruno Lage e Vítor Bruno tenham relativizado o caráter eventualmente decisivo do duelo entre águias e dragões, em função dos pontos a que podem ficar da liderança se não ganharem, é certo que na Luz vão defrontar-se duas equipas para as quais a derrota é um péssimo cenário. Mais do que terem perdido a meio da semana nas provas europeias, foi a forma como as derrotas se consumaram que atormenta os adeptos: o Benfica abdicou de atacar em Munique para perder pela margem mínima com o Bayern na Champions e o F. C. Porto sofreu o golo que deu o 2-1 à Lazio no tempo de compensação do jogo da Liga Europa.