Sorteio dita escaldante F. C. Porto-Benfica, a poucos dias dos dois clubes se defrontarem na Liga. Mês começa com a luta pela sobrevivência europeia.
Corpo do artigo
O sorteio, realizado esta quinta-feira na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou um jogo grande nos oitavos-de-final. O F. C. Porto recebe o Benfica, no Estádio do Dragão, numa eliminatória prevista para os dias 21, 22 e 23 de dezembro, sendo que, uma semana depois, as equipas voltam a encontrar-se, no mesmo palco, mas para o campeonato.
O próximo mês promete, portanto, ser escaldante para dragões e águias nas provas nacionais e também na Liga dos Campeões, já que na última jornada será decidido o futuro de ambos na prova. O Benfica recebe o Dinamo de Kiev, mas está dependente de terceiros para atingir os oitavos, já o F. C. Porto apenas depende dele próprio e se vencer o Atlético de Madrid segue em frente.
O período de decisões vai obrigar Sérgio Conceição e Jorge Jesus a fazer a gestão dos plantéis, mas, no plano teórico, o F. C. Porto está em vantagem. Além de defrontar os encarnados duas vezes em casa e de ter mais três partidas no Dragão, defronta o Rio Ave, na Taça da Liga, duelo que será para cumprir calendário dado que já se encontra eliminado da competição. Já o Benfica recebe o Sporting, no campeonato e, no cômputo geral, tem mais jogos fora de casa.
Nos restantes duelos da Taça de Portugal, destaque para a deslocação do Sporting ao reduto do Casa Pia, atual terceiro classificado da Liga 2. Depois de eliminar o Canelas 2010, o Valadares Gaia e o Farense, o conjunto orientado por Filipe Martins tem o objetivo de afastar o campeão nacional, que, neste momento, está altamente moralizado por se ter apurado para os oitavos da Liga dos Campeões. Assinala-se também o regresso de Ruben Amorim ao Casa Pia, onde foi treinador estagiário, em 2018/19.
Haverá quatro partidas entre primodivisonários: além do clássico no Dragão, o Tondela recebe o Estoril, o Braga joga no terreno do Vizela, e o Famalicão mede forças com o Portimonense, no Minho. Já a Belenenses SAD defronta o Rio Ave, em Vila do Conde, e Moreirense joga no campo do Mafra.
Por último, nota de atenção para o duelo entre o Leça e o Paredes, conjuntos que militam no Campeonato de Portugal, o que garante a presença de uma equipa do escalão mais baixo nos quartos de final da prova rainha.