F. C. Porto, Sporting e Braga subiram de rendimento, sem conseguirem colocar em causa o domínio das águias na prova. Casa Pia, que ia em quinto, tem o décimo registo pós-Catar. Já o Famalicão, que era 15.º, depois da retoma é o quinto melhor
Corpo do artigo
Os principais rivais do Benfica melhoraram de rendimento após o Mundial2022, mas as águias, mesmo tendo baixado ligeiramente a média pontual, não só conservaram a liderança, como reforçaram a vantagem no comando.
Apesar de terem perdido a invencibilidade mal a Liga foi retomada (0-3 em Braga), as águias de lá para cá só não venceram um jogo (empate em casa com o Sporting), levando nove triunfos consecutivos na prova.
Antes da pausa, os encarnados lideravam com oito pontos de avanço e agora têm mais 10 pontos do que o F.C. Porto, equipa que já ocupava o segundo lugar.
"O Benfica precisou de fazer uma retoma diferente, sobretudo pela questão do mercado, que ditou a saída do Enzo Fernández. Acabou por ultrapassar isso sem grandes problemas e o momento que atravessa fala por si", realça, ao JN, o treinador Álvaro Magalhães.
F.C. Porto e Braga, que antes do Mundial2022 já completavam o pódio, separados por um ponto, voltaram a somar o mesmo número de pontos, estando assim separados por dois pontos. "Notou-se o esforço das duas equipas em melhorar, mas acabaram penalizadas pelo desperdício, nos jogos em casa", frisa, ao JN, Litos, técnico de futebol.
Já o Sporting, que tem um jogo em atraso (Barcelos, frente ao Gil Vicente, a 5 de abril), seguiu a ligeira subida de produção de bracarenses e portistas, mas se antes estava em quarto a três pontos do pódio, agora mantém a posição e está a seis, margem que poderá reduzir para três, se vencer os gilistas. "Recuperou algum terreno, mas as derrotas com o Marítimo e o F.C. Porto impediram-no de almejar outros voos", refere, ao JN, o treinador Manuel Machado.
Se os quatro primeiros continuam, pela mesma ordem, a ocupar as posições, a pausa não alterou significativamente, a luta pelo título e restantes lugares cimeiros. "A Liga teve uma situação atípica, as equipas tiveram de fazer uma espécie de nova pré-época, mas, sobretudo as mais fortes, souberam compensar alguns estragos e, no mínimo, voltar ao que tinham mostrado", acentua Álvaro Magalhães.
Paços e Famalicão sobem
Nas restantes 14 equipas é possível verificar algumas alterações significativas de rendimento. O Casa Pia, que antes do Mundial2022 era quinto, após a retoma viu nove equipas renderem mais. Baixou para sétimo, embora em igualdade com o sexto, que é o Arouca.
Curioso é o trajeto do Vitória de Guimarães. Até ao torneio no Catar era sexto. Após a retoma é a oitava equipa com mais pontos, sendo que, em termos globais, ocupa o quinto posto.
"Teve agora duas derrotas seguidas, caso contrário poderia ter tido uma melhoria significativa, pelo que se viu no arranque da segunda volta", frisa Litos.
Realce, ainda, para o Paços de Ferreira. Nas primeiras 13 jornadas fez só dois pontos e estava em 18.º. Agora, mesmo com o 12.º melhor registo, só recentemente largou a lanterna vermelha. No pólo oposto está o Santa Clara, que tinha 13 pontos à 13.ª jornada e de lá para cá somou só mais dois, tendo caído do 14.º para último.
Sensacional foi a recuperação do Famalicão, que era 15.º e está em nono, sendo a quinta equipa com mais pontos no pós-Mundial. "Costuma apostar no mercado de inverno e isso tem mais peso do que o aproveitar de eventuais quebras de outras equipas", analisa Manuel Machado.
Discurso direto
Manuel Machado
Treinador de futebol
"Entre os grandes, não houve muitas mudanças. F. C. Porto e Braga estão quase ao mesmo nível. O Benfica mantém o domínio e o Sporting recuperou. No resto, o Casa Pia baixou e o Famalicão melhorou, mas isso não é inédito".
Litos
Treinador de futebol
"O Benfica sentiu a pausa, mas recuperou logo e tem sido o mais consistente. O Sporting melhorou em termos físicos e subiu de rendimento. F.C. Porto e Braga têm sido penalizados, pelas perdas em casa".
Álvaro Magalhães
Treinador de futebol
"As principais equipas mantêm os lugares, mas algumas mostram dinâmicas inferiores, talvez por menor motivação, pelo atraso pontual. Poucas estão melhor e há equipas que se não tivessem arrancado bem, até podiam descer".
Por dentro
Gonçalo Ramos era goleador-mor
Após 13 rondas, Gonçalo Ramos era o melhor marcador da Liga, com nove golos, mais um do que Fran Navarro (Gil Vicente) e mais dois do que Pedro Gonçalves (Sporting). Agora, o avançado do Benfica tem 16 tentos e é segundo, atrás do colega de equipa João Mário (17).
14 primeiros sem "chicotada"
As 14 equipas então melhor classificadas não tinham trocado de treinador até à 13.ª jornada. Agora, os oito primeiros mantêm o treinador. Chaves (11.º), Boavista (12.º) e Portimonense (14º) também têm o mesmo técnico desde a ronda inicial.
Reviravolta no topo da Bundesliga e comandos folgados
Borussia Dortmund ultrapassa Bayern, decacampeão alemão. Na maioria das ligas, líderes alargam avanço
Internacional Lá por fora é na Alemanha que se verifica a maior diferença, antes e após a disputa do Mundial2022. O Bayern de Munique, campeão da Bundesliga há 10 anos consecutivos, liderava a competição antes da pausa com cinco pontos de vantagem, mas agora ocupa a segunda posição e tem o título em risco, o que já levou até à saída do técnico Julian Nagelsmann.
O Borussia Dortmund, que estava em sexto, a sete pontos do líder, após a retoma só empatou um jogo, ganhando os restantes. Uma recuperação notável, ainda que esteja na frente só com um ponto de avanço sobre o crónico campeão, ou seja, tudo está ainda em aberto.
Ainda na Alemanha, o Eintracht de Frankfurt, que ia em segundo, somou entretanto só mais 10 pontos, tendo baixado para sexto.
O exemplo alemão não tem paralelo nos seis principais campeonatos europeus de clubes. As equipas que ocupavam as primeiras posições não só conservaram a liderança, como conseguiram consolidar a vantagem. Em Itália, o Nápoles, que levava oito pontos de avanço, de momento usufrui de 19 pontos. Isto mesmo tendo sofrido duas derrotas, quando até à pausa estava imbatível.
Em França, o PSG aumentou a vantagem de cinco para sete pontos. Em Espanha, o Barcelona, que tinha dois pontos de avanço, agora tem 12. Também em Inglaterra, o Arsenal consolidou a liderança da liga, de dois para oito pontos. Já nos Países Baixos, o Feyenoord dobrou o avanço, de três para seis pontos.