Selecionador de Portugal elogia Cristiano Ronaldo, mas também Pepe, Bruno Fernandes e João Félix, assumindo que a equipa das quinas vai lutar pelo título europeu na Alemanha.
Corpo do artigo
Apesar de estar quase a fazer 39 anos, Cristiano Ronaldo tem condições físicas para disputar todos os jogos do Euro 2024. Quem o diz é Roberto Martínez, em entrevista à agência Lusa.
"Quando cheguei à seleção, foi um objetivo muito claro ter um relatório, um passaporte de todos os jogadores e do que precisam em termos de recuperação. Não há estatísticas para jogadores como Cristiano Ronaldo e também para Pepe. Precisávamos de ter essa estatística. E, agora, temos a certeza que o Cristiano pode jogar dois jogos em quatro dias. Temos uma avaliação muito clara. Não há dúvida disso", afirmou o técnico espanhol, carregando nos elogios ao capitão.
"É um exemplo de como um jogador dá tudo pela seleção. Disposto a dar tudo pela equipa. Tivemos um apuramento perfeito e o Cristiano foi um capitão muito importante para iniciar este novo período. A minha impressão, quando falei a primeira vez com ele sobre a seleção, foi de uma pessoa de 18 anos", acrescentou, com palavras igualmente elogiosas para Pepe.
"É um jogador muito importante para a seleção. Teve azar nos estágios por causa de lesões. É um jogador contagiante, com enorme experiência e com uma qualidade de balneário muito boa. Até 20 de maio, o período é longo, mas Pepe faz parte da lista dos jogadores que podemos convocar. A sua experiência, a sua atitude, compromisso e isso tudo com a idade que tem é admirável. Tem uma influência incrível", sublinhou.
Encantado com Bruno Fernandes, que fez um "apuramento perfeito", Martínez falou ainda sobre João Félix: "A passagem dele pelo Chelsea ajudou muito à sua formação, mas precisa de uma situação estável. Ele está emprestado e isso não é uma situação estável. Tem sido determinante no Barcelona e, sempre que entra, faz golos ou assistências. Precisa de estabilidade".
Sobre as ambições portuguesas para o Euro, o selecionador foi claro: "Para ter sucesso no Europeu, precisamos de crescer durante os primeiros três jogos. No passado, seleções históricas com Espanha, Inglaterra, França, Bélgica, Itália e Alemanha ficaram mais próximas de chegar aos títulos crescendo durante o torneio. Fazemos agora parte desse grupo e temos tudo para poder lutar [...] Ganhar jogos reside nos detalhes e temos um grupo que mostrou compromisso e que assume a responsabilidade de jogar pela seleção, mas também de querer desfrutar de um sonho".