Rodrigo Mora lidera uma lista de jogadores, fora das cinco principais ligas e com menos de 20 anos, mais influentes no que toca ao valor das ações em campo para o aumento ou diminuição da probabilidade de marcar, ou sofrer um golo.
Corpo do artigo
Rodrigo Mora, Martim Fernandes, Roger e Quenda estão no top-10 de jogadores mais influentes a nível mundial, fora das cinco principais ligas, no que toca ao valor das ações em campo para o aumento ou diminuição da probabilidade de marcar, ou sofrer um golo. Os valores de cada jogador medem-se na métrica PxT (Packing Expected Threat), ou seja, a ameaça esperada num momento do jogo como o passe ou drible.
As conclusões são de um estudo do Observatório do Futebol, analisando dados de 100 jogadores de campo, que ainda não completaram 20 anos de idade, de 45 ligas a nível mundial.
Rodrigo Mora lidera a lista com uma pontuação PxT de 1.195 e em terceiro lugar está Martim Fernandes com 1.065. A jogar em Portugal seguem-se Roger Fernandes (1.001), em sétimo, e Quenda (0.994), em oitavo.