Os portugueses Cristiano Ronaldo e José Mourinho são candidatos aos prémios de melhor futebolista e treinador do ano, respectivamente, mas não estarão presentes na Gala da Bola de Ouro FIFA, que vai decorrer, esta segunda-feira, em Zurique, na Suíça.
Corpo do artigo
Numa cerimónia em que nenhum dos dois estará presente, pelo facto de acontecer em véspera de um jogo do Real Madrid, Cristiano Ronaldo, eleito melhor jogador de 2008, vai disputar o prémio com o argentino Leonel Messi, galardoado nos dois últimos anos e grande favorito, e o espanhol Xavi, ambos futebolistas do F.C. Barcelona.
Na corrida a melhor treinador do ano, Mourinho, que conquistou o galardão de 2010, concorre com o espanhol Pep Guardiola, grande favorito após ter vencido a Liga dos Campeões e a Liga espanhola com o F.C. Barcelona, e o escocês Alex Ferguson, que levou o Manchester United ao título inglês e à final da "Champions".
Além de Ronaldo, mais três portugueses estão nomeados para o "onze" do ano: os centrais do Real Madrid Ricardo Carvalho e Pepe e o extremo Nani, do Manchester United, jogadores que nunca entraram na equipa ideal.
Os candidatos ao melhor golo do ano são Messi, Neymar e Rooney.