CR7 está a contas com uma indisposição gástrica. Fernando Santos descarta mau ambiente.
Corpo do artigo
Portugal vai a jogo hoje (18.45 horas, RTP 1) frente à Nigéria, sem poder contar com Cristiano Ronaldo, no derradeiro teste antes da partida para o Catar, amanhã, onde vai disputar o Mundial. O capitão da seleção, cuja entrevista polémica ao jornalista Piers Morgan tem feito correr muita tinta, tem uma indisposição gástrica e falhou o treino, ficando assim de fora das opções para a partida de hoje.
"Para amanhã [hoje] não vai estar pronto, está em repouso, como se sabe uma gastrite manda os jogadores muito abaixo fisicamente", explicou Fernando Santos na conferência de imprensa de antevisão, garantindo ainda que a entrevista do capitão não alterou, em nada, o espírito da seleção nacional.
"É uma questão que não tem a ver connosco nem com a seleção. O jogador decidiu dar uma entrevista muito pessoal onde nem fala da seleção, e portanto temos de respeitar. Agora fala-se muito de tolerância, por isso, não vejo ninguém na seleção a pensar nesse assunto ou a comentar esse assunto, pelo contrário", explicou Fernando Santos.
Motivo de conversa na conferência de imprensa foi também a chamada de António Silva, central do Benfica que amanhã irá fazer a primeira internacionalização pela seleção principal com apenas 19 anos. "Se foi convocado, é porque acredito nele e tenho confiança total nele", afirmou, acrescentando os motivos da chamada: "Dei uma atenção redobrada a quem joga em defesa a quatro, é mais fácil, embora pudesse ter vindo outro que jogue a três. Mas do que vi nos jogos mais exigentes, clássicos ou jogos da Liga dos Campeões, a minha escolha recaiu nele, podia ter vindo outro, mas foi a minha escolha".
peseiro elogia Portugal
José Peseiro, selecionador da Nigéria, elogiou a seleção portuguesa, descrevendo-a como "uma das melhores equipas do Mundo".
Em declarações ao canal da Federação Nigeriana de Futebol, o técnico português afirmou que preferia defrontar a seleção das quinas... no Catar. "Gostaria de jogar contra Portugal no Catar, dia 24, quando eles jogam contra o Gana. A Nigéria merecia estar no Mundial", assumiu, descartando o caráter "amigável" do encontro. "Mas queremos fazer as coisas à nossa maneira. Queremos bater Portugal, sabendo que não é fácil".
POR DENTRO
António Costa deixa mensagem
O primeiro-ministro António Costa visitou ontem a Cidade do Futebol, onde transmitiu apoio à seleção. "Faço votos de boa sorte para amanhã e principalmente para o Mundial. Vai ser um momento empolgante para o país".
Diogo Costa faz primeiro treino
Depois de ter apenas realizado trabalho de ginásio na segunda-feira e de ter falhado o treino de terça-feira por queixas musculares, Diogo Costa treinou ontem integrado pela primeira vez. O guarda-redes do F. C. Porto realizou exercícios com os colegas José Sá e Rui Patrício.
"Não estava à espera de estar aqui"
António Silva, central do Benfica de 19 anos, terá hoje a primeira internacionalização, mas admitiu que não contava representar a seleção principal tão cedo. "Não estava à espera de estar aqui hoje, mas muita coisa mudou na minha vida nos últimos meses e estou a tentar aproveitar ao máximo", garantiu o defesa, que referiu admirar Cristiano Ronaldo. "Não me lembro de ver futebol sem o Cristiano. É um grande exemplo, vou tentar aprender ao máximo com ele porque só assim é que vou ficar melhor jogador", explicou, acrescentando ainda que espera melhorar com a experiência dos outros centrais do plantel. "São jogadores de enorme qualidade como Pepe, com uma história enorme no futebol. Rúben Dias e Danilo são muito experientes e tento aprender ao máximo com eles", afirmou, garantindo que está "tranquilo" com a experiência.