Rúben Dias é o único totalista entre os eleitos de Roberto Martínez. O defesa marcou presença nos seis jogos da fase de apuramento para o Europeu de 2024. Bruno Fernandes, Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Danilo Pereira completam a lista dos cinco mais utilizados pelo novo selecionador português.
Corpo do artigo
Roberto Martínez, antigo selecionador da Bélgica, no início deste ano, assumiu o leme da seleção portuguesa. Seis vitórias depois, com 24 golos marcados e nenhum sofrido, e o apuramento para o próximo Campeonato Europeu à porta, já são percetíveis algumas características do novo selecionador nacional. O técnico espanhol privilegia um grupo blindado e bem entrosado. Rúben Dias, dos 33 jogadores já convocados por Martínez, é o único que completou todos os minutos com a camisola das quinas.
O central, de 26 anos, que atua nos ingleses do Manchester City, tem sido o pilar defensivo da seleção nacional. Titular absoluto nos seis jogos que disputou, completou todos os 540 minutos de jogo, Ruben Dias tem estado em destaque e é um dos principais responsáveis pelo impecável registo defensivo português. Na goleada frente ao Luxemburgo, a maior da história de Portugal, o central formado no Benfica alcançou a marca das 50 internacionalizações pela seleção nacional, igualando os centrais lusos José Fonte e Jorge Costa.