O futebolista Rúben Neves, natural de Santa Maria da Feira e atualmente a jogar no Wolverhampton, da Premier League, doou dois ventiladores ao Hospital de S. Sebastião.
Corpo do artigo
O Hospital da Feira julga que o gesto do atleta "simboliza a sua preocupação com o atual surto da infeção Covid-19 e pretende contribuir para que o hospital da sua terra natal, Santa Maria da Feira, reforce a sua capacidade para fazer face às necessidades de apoio aos doentes afetados pela doença e que precisarão de suporte ventilatório".
Os equipamentos em causa, no valor de cerca de 33 mil euros, deverão ser entregues nos próximos dias, sendo imediatamente afetos à expansão das áreas de cuidados intensivos que a unidade hospitalar tem aberto para fazer face ao elevado número de doentes.
Rúben Neves considera que "este é um momento de emergência de saúde pública ao qual ninguém pode ficar indiferente", acrescentando que "todos somos poucos para ajudar nesta batalha". "É um orgulho, e diria até um dever, ajudar a região de onde sou natural, e onde tenho familiares e amigos. Estou seguro que, com a colaboração de todos, iremos sair vencedores", reforçou.
Miguel Paiva, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, agradece o apoio: "Os ventiladores irão ajudar-nos muito, permitindo que consigamos tratar mais doentes que precisam de apoio de ventilação mecânica."
Além de reconhecer que este tipo de gesto demonstra "o carinho que a sociedade tem demonstrado para com os profissionais de saúde", Miguel Paiva realça que esta foi uma atitude "espontânea do atleta, que contactou diretamente o hospital questionando qual a melhor forma de ajudar". "Estas atitudes, que felizmente se têm multiplicado, dão-nos muita força e incentivam-nos a todos a dar o nosso melhor pela população desta região", referiu.
"Bem-haja ao Ruben Neves, mas a muitos outros, desde empresas, associações, autarquias locais e pessoas individuais que têm criado uma vaga de apoio incrível", concluiu.
A região de influência do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV) tem sido uma das regiões mais afetada pelo novo coronavirus, com 154 casos em Santa Maria da Feira, 71 em Oliveira de Azeméis, 32 em São João da Madeira e 241 em Ovar.