Rui Costa e a visita à Câmara de Lisboa: "Vai ter de levar connosco mais vezes"
As campeãs nacionais femininas do Benfica foram recebidas, juntamente com o presidente Rui Costa, esta quinta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, que enalteceu a revalidação do título e a importância do trabalho feito pelas jogadoras.
Corpo do artigo
A comitiva das águias, que se sagraram campeãs no passado domingo depois de ter ganho por 3-1 ao Sporting, chegou aos Paços do Concelho pelas 18.30 horas, onde tinham à espera algumas dezenas de adeptos, que as aplaudiram efusivamente.
As jogadoras, juntamente com toda a equipa técnica, o staff e a direção do Benfica, liderada pelo presidente, foram recebidas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.
Nos discursos, Rui Costa relembrou a recente presença aquando da receção dos campeões europeus da Youth League.
"É a segunda vez numa semana que nos recebe. Vai ter de levar connosco mais vezes. É um dos nossos grandes objetivos. Este projeto tem quatro anos, onde começámos na 2.ª Divisão. Desde então conquistamos dois campeonatos e o terceiro fugiu-nos por causa da covid-19, quando liderávamos o campeonato", começou por dizer.
O dirigente máximo benfiquista salientou que o clube está a trabalhar fortemente no desenvolvimento do desporto feminino e avançou que pretende continuar a traçar esse caminho.
"Enquanto maior instituição do país temos tido atenção ao desporto feminino. Enquanto presidente tenho o orgulho de presidir ao único clube que tem seis modalidades femininas. Temos ainda o projeto olímpico e o râguebi. Pretendemos crescer na igualdade de género", defendeu.
Por seu lado, Carlos Moedas realçou a importância da diversidade e a conquista do bicampeonato.
"Obrigado a toda a equipa. É uma alegria e um privilégio em recebê-las aqui. Este é um local cheio de história. A história do Benfica cruza-se com a história da democracia. A vossa vitória é a vitória de uma geração e do vosso emblema. A força da diversidade e da multiculturalidade que vocês representam", afirmou Moedas fazendo a analogia entre o símbolo do Benfica e o dos Estados Unidos da América: a águia.
Para o autarca este é um passo importante para o crescimento do futebol feminino em Portugal. "Vocês são pioneiras e isso é ter uma responsabilidade enorme. São pioneiras de uma geração que vai mudar tudo. Vocês estão a levar o futebol para outro patamar. Daqui uns anos o futebol feminino vai ser muito maior", asseverou.
No final dos discursos, a equipa do Benfica ofereceu uma camisola autografada por todas as jogadoras e uma réplica de prata do Estádio da Luz. Por sua vez, a Câmara de Lisboa deu a toda a comitiva uma imagem de Santo António, padroeiro da cidade.
Sílvia Rebelo, capitã do Benfica, pegou então no troféu de campeão nacional, dirigiu-se à varanda e exibiu-o aos adeptos que se encontravam no exterior.