Rui Dâmaso no Campeonato da Europa de xadrez em busca do título de grande-mestre
O atleta do FC Barreirense Rui Dâmaso vai participar no Campeonato Europeu de xadrez, partindo para a competição com o objetivo de conseguir atingir o nível de grande-mestre.
Corpo do artigo
"Parto para este Campeonato da Europa com o objetivo de atingir o título de grande-mestre e acredito que é um objetivo alcançável", disse em declarações à agência Lusa.
Estão inscritos na competição, que vai decorrer entre 23 de fevereiro a 8 de março, em Jerusalém, Israel, mais de 250 jogadores, representando 31 países, numa competição em que há mais de três anos que Portugal não tinha qualquer representante.
"Este europeu, com os novos regulamentos, vai ser dos mais fortes de sempre. É um torneio em que para obter esse título de grande-mestre, que para um português é quase impensável, acredito que baste um equilíbrio entre as vitórias e as derrotas", explicou.
O título de grande-mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos profissionais que tenham obtido a pontuação igual ou superior a 2.500 pontos em pelo menos 24 partidas válidas pelo `rating" da FIDE.
Este campeonato da Europa contará com mais de 116 grandes-mestres, ocupando o mestre internacional Rui Dâmaso a posição 129 do `ranking" inicial.
Rui Dâmaso vai estar acompanhado pelo jovem Jorge Ferreira no Campeonato da Europa.
"O Jorge Ferreira, que é atualmente o número três nacional, também vai estar presente no campeonato. Ele é uma das mais fortes promessas nacionais", referiu.
O atleta do FC Barreirense explicou ainda que, apesar de liderar o `ranking" nacional, a nível internacional o melhor português é Luís Galego.
"O jogador mais forte a nível nacional, que é o Luís Galego, não está federado. Regulando pela Federação Internacional ele seria o número um e eu o número dois em Portugal", concluiu.