Rui Duarte assume comando interino do Braga e Daniel Sousa já assinou por duas épocas
António Salvador promoveu o treinador dos sub-23 à equipa principal do Braga, após a saída de Artur Jorge para o Botafogo, mas Daniel Sousa está contratado para a próxima época.
Corpo do artigo
Em conferência de imprensa, o presidente da SAD do Braga revelou: "Foi a pensar na equipa que tomámos as decisões. Refletimos nos últimos dias. A solução de transição, até final da temporada, será Rui Duarte. A partir de 2024/25, por duas épocas, o treinador será Daniel Sousa [atual treinador do Arouca]. Assinamos contrato na terça-feira à noite".
O dirigente afirmou que o Arouca exigiu um milhão de euros para libertar Daniel Sousa de imediato, mas essa pretensão não teve eco, pois o Braga não se mostrou disponível para pagar esse valor a apenas sete jogos do final da temporada. Curiosamente, as duas equipas vão defrontar-se na próxima jornada do campeonato, no Minho, no próximo sábado. "A ninguém que seja sério pode ocorrer que o nosso adversário e o seu treinador não façam tudo o que estiver ao seu alcance para dificultar ao máximo a nossa tarefa", disse Salvador.
Em relação à saída de Artur Jorge, Salvador mostrou-se crítico. "Renovámos em novembro passado o contrato com Artur Jorge até 2025 e sempre foi minha intenção dar uma mensagem de grande confiança e estabilidade. Não nego que houve nos meses seguintes alguns focos internos e externos de contestação, mas foi com enorme surpresa que soube, por via indireta, que na passada segunda-feira Artur Jorge se encontrava a jantar em Matosinhos com o empresário John Textor [acionista do Botafogo]", disse o presidente do clube bracarense.
"Tornou-se claro para mim e para todos no seio do plantel que a posição de liderança se encontrava comprometida. Perante os importantes objetivos que a época nos reserva, não esperava que o treinador colocasse em causa o comando que sempre exerceu perante o grupo", acrescentou.
Sobre Rui Duarte, Salvador sublinhou: "Temos, felizmente, profissionais muito competentes dentro de portas e o passado assim o confirma. O Rui Duarte vinha fazendo um percurso muito meritório nos sub-23, tendo também comandado a equipa que competiu na Youth League a um nível que orgulhou o clube e o futebol português. Terá todo o nosso apoio para estas sete jornadas finais, mas acima de tudo terá o suporte de um grupo de trabalho sério e responsável, que tem muita qualidade e que está focado a 100% para alcançar a melhor classificação possível no campeonato".