Um golo de Shaikov a nove segundos do final do prolongamento, permitiu à Rússia derrotar o Brasil, por 6-5, e garantiu ao campeão mundial um lugar nas meias-finais do Mundial de futebol de praia, em Espinho.
Corpo do artigo
Numa partida dos quartos de final muito equilibrada, os bicampeões mundiais levaram a melhor, precisando, no entanto, de levar o encontro para o tempo extra, depois de o terceiro período ter terminado com um resultado de 5-5
Num primeiro tempo bastante intenso e recheado de emoção, a Rússia entrou melhor, beneficiando de um guarda-redes particularmente inspirado nos primeiros minutos.
Essa postura valeu aos russos uma vantagem de dois golos. O primeiro marcado de cabeça por Artur Paporotnyi, após um cruzamento da esquerda, enquanto o segundo foi apontado, também de cabeça, por Anton Shkarin.
A perder por 1-0, o Brasil ainda teve nos pés a possibilidade de empatar, mas Datinha acabou por rematar ao poste.
Nos minutos finais do primeiro tempo, os brasileiros intensificaram o ataque e, num minuto, deram a volta ao resultado. O guarda-redes Mao, logo depois do segundo golo da Rússia, abriu a contagem para os brasileiros com um golo de baliza a baliza.
Logo de seguida, Datinha, por intermédio de um livre marcado do lado direito, rematou com força para o outro lado da baliza, surpreendendo assim o guardião russo e fazendo a igualdade.
Mauricinho fechou a contagem na primeira parte colocando o Brasil na frente pela primeira vez.
No segundo tempo, que começou com a Rússia a colocar-se na frente com um golo de Dmitrin Shishin, os ânimos arrefeceram e o empate conseguido nestes primeiros minutos manteve-se até ao último período.
A Rússia colocou-se novamente na frente, já no terceiro tempo, aproveitando da melhor um erro defensivo do Brasil, mas uma grande penalidade a favor dos 'canarinhos' repôs a igualdade, com Bokinha a não desperdiçar a oportunidade.
Rússia e Brasil ainda marcaram por mais uma vez mantendo o encontro empatado até ao final do tempo regulamentar, e obrigando a partida a seguir para prolongamento. Com golo de ouro, a Rússia seguiu para as "meias" já a acabar o prolongamento.
Jogo na Praia da Baía, em Espinho.
Brasil - Rússia, 5-6 (após prolongamento).
Marcadores:
0-1, Paporotnyi, 03 minutos.
0-2, Shkarin, 08.
1-2, Mão, 09.
2-2, Datinha, 09.
3-2, Mauricinho, 09.
3-3, Shishin, 13.
3-4, Peremintin, 29.
4-4, Bokinha, 31.
4-5, Romanov, 31.
5-5, Bruno Xavier, 32.
5-6, Shaikov, 39,
Equipas:
- Brasil: Mão, Fernando DDI, Bruno Xavier, Rodrigo e Datinha. Jogaram ainda Gabriel, Catarino, Mauricinho, Rafinha, Bokinha e Jorginho.
Selecionador: Junior Negão.
- Rússia: Bukhlitskiy, Gorchinskiy, Makarov, Shkarin e Shaikov. Jogaram ainda Romanov, Kraheninnikov, Shishin, Paporotnyi, Peremintin e Ostrovskii.
Selecionador: Mikhail Likhachev.
Árbitro: Jelili Ogunmuyiwa (Nigéria) e Said Hachim (Madgascar).
Assistência: 3500 espetadores.