Águias decididas a fazer forcing para garantir médio turco. Valor pedido pelo Feyenoord e concorrência assustam.
Corpo do artigo
A SAD encarnada está disposta a fazer um grande esforço para garantir a contratação de Orkun Kokçu, médio turco do Feyenoord, jogador muito desejado por Roger Schmidt para suprimir a saída de Enzo Fernández. Nesse sentido, segundo apurou o JN junto de fonte próxima do processo nos Países Baixos, o Benfica já fez saber que está disposto a esticar a corda e pondera chegar aos 25 milhões de euros, podendo ainda acrescentar bónus.
O valor é elevado e colocaria o jogador como a aquisição mais cara de sempre da SAD encarnada, superando Darwin Nuñez, que chegou à Luz por 24 milhões de euros proveniente do Almería.
Aos 22 anos, Kokçu é apontado como um dos melhores jogadores do campeonato neerlandês e o investimento do Benfica, mesmo que seja elevado, poderá ser rentabilizado no mercado de transferências. A questão é que, para já, a oferta ainda está longe das pretensões do Feyenoord, que deseja uma verba superior a 40 milhões de euros, uma fasquia que ainda poderá ser negociada. Mas há outras barreiras que os encarnados terão de ultrapassar e uma delas, sabe o JN, é o interesse de vários clubes ingleses no jogador internacional turco, o que pode dificultar a ação da SAD que está disposta a concretizar o desejo do treinador Roger Schmidt.
Orkun Kokçu jogou com Fredrik Aursnes, médio contratado ao Feyenoord, e pelo qual o turco nutre uma forte admiração como revelou numa entrevista nos Países Baixos. "Com quem mais gostei de jogar a meio-campo? Tenho de dizer que foi com o Aursnes. Cheguei a dizer-lhe que quando cheguei ao clube não o conhecia como jogador, mas depois...", recordou o turco. "Não o conhecia até o ver a jogar! Perdia uma bola e, com ele em campo, todos rendiam muito mais. A forma como está agora a jogar pelo Benfica... dá gosto apreciá-lo. Ainda temos contacto regular", acentuou, na ocasião.
O processo da contratação de Kokçu pode ser muito difícil face aos valores em questão e ao peso da concorrência. No entanto, parece certo que o Benfica está disposto a lutar no limite das suas armas, mesmo que seja num contexto altamente adverso.
Numa entrevista ao jornal neerlandês Algemeen Dagblad, depois de elogiar Aursnes (ver caixa), Roger Schmidt foi enigmático sobre a eventualidade da águia contratar na Liga neerlandesa. "Se há mais jogadores como Aursnes nos Países Baixos em mente? Vamos ver", disse, entre sorrisos.