Antero Henrique, director do futebol portista, apelidou, esta segunda-feira, de "analfabeto e impreparado" o observador Fernando Mateus, que qualificou como "muito bom" o trabalho do árbitro Duarte Gomes, no último Benfica-F.C. Porto, disputado na Luz.
Corpo do artigo
Esta tarde, no Estádio do Dragão, a SAD do F. C. Porto, representada por Pinto da Costa e Antero Henrique, exibiu um vídeo de sete minutos, onde apontou 15 erros à arbitragem de Duarte Gomes. "Não sabemos o que está por trás disto, nem quais são as motivações. Foi terrível e inaceitável", repetiu Antero Henrique, num apelo à "competência" de todos os intervenientes no domínio do futebol.
"Em privado, já pedimos explicações à Liga, mas os adeptos também querem saber o que se passa, daí a necessidade de uma explicação pública", acrescentou, numa chamada de atenção para o presidente da Comissão de Arbitragem (CA), Vítor Pereira.
"Há uma Comissão de Análise e o presidente da CA podia ter pedido a revisão da nota. Não se compreende como é que o árbitro foi logo nomeado para a jornada seguinte. O F. C. Porto espera que sejam tomadas medidas", sublinhou, aludindo à classificação de "muito bom", correspondente à nota quatro, de zero a cinco, obtida por Duarte Gomes, no Benfica-F. C. Porto.
Antero Henrique voltou a falar em "competência", ao ser interrogado sobre a próxima visita do F. C. Porto à Luz,este mês, para a segunda mão da meia-final da Taça de Portugal, onde os portistas esperam uma "arbitragem isenta" e "passar a eliminatória". Na primeira mão, no Dragão, o Benfica venceu por 2-0.
Outra das observações da SAD dos dragões tem a ver com o apagão verificado logo após o jogo e sobre o qual o Ministério da Administração Interna ainda não se pronunciou. "Nada disse, nem nada fez", lamentam os dragões, queixando-se da "falta de coerência".
A apresentação do vídeo e a descrição dos 15 lances esteve a cargo do director de Comunicação, Rui Cerqueira, cabendo, depois, a Antero Henrique a resposta às perguntas dos jornalistas. Pinto da Costa, sentado na primeira fila do auditório, não usou da palavra.
A não expulsão de Aimar, o cartão vermelho mal mostrado a Otamendi e a não amostragem de qualquer cartão a César Peixoto foram alguns dos erros citados, entre as 15 falhas detectadas a Duarte Gomes.