Internacional português deve ser apresentado hoje no Wolverhampton e é substituído por Morita no Dragão. André Almeida (V. Guimarães) está referenciado pelos leões.
Corpo do artigo
A poucos dias do jogo entre o F. C. Porto e o Sporting (sábado, 20.30 horas, Sport TV1), Ruben Amorim sofreu um duro golpe: perdeu Matheus Nunes, uma das principais figuras do plantel de Alvalade, que será hoje oficializado como reforço do Wolverhampton, a troco de 45 milhões de euros fixos mais cinco milhões por objetivos. O internacional português vai reforçar o contingente luso de Bruno Lage nos "lobos" e assina contrato válido até 2027. O médio Morita, garantido ao Santa Clara, tem a via aberta para ser titular no clássico na vaga do colega.
Com a saída de Palhinha para o Fulham no início do mercado de transferências, os leões perderam as duas principais figuras do meio-campo e, face ao encaixe elevado com a venda de Matheus Nunes, a porta abre-se para reforços nessa zona do campo, com a possibilidade de chegar mais do que um jogador. Um dos nomes referenciados pela SAD é André Almeida, médio do Vitória de Guimarães que foi alvo de sondagens por parte do F. C. Porto, mas que está também a ser associado a clubes estrangeiros, como o Wolverhampton e o Newcastle.
Ao que o JN apurou, os vimaranenses não receberam ainda qualquer abordagem dos leões pelo jovem de 21 anos, muito apreciado por Ruben Amorim. O clube minhoto pretende cerca de nove milhões de euros pelo internacional sub-21 português e, segundo apurámos, a iminente ida de Geny Catamo para Guimarães nada tem a ver com um possível negócio por André Almeida.
Ainda assim, e até à chegada de um novo reforço, a titularidade do meio-campo ao lado de Ugarte ficará ao encargo de Morita, médio japonês que o Sporting foi contratar neste mercado ao Santa Clara por 3,8 milhões de euros.
Dentro do plantel está também integrado o jovem da formação Mateus Fernandes, mas que é visto como um projeto de futuro em Alvalade. Também Pedro Gonçalves foi trabalhado durante a pré-temporada no centro do campo, mas nesta fase é improvável que seja recuado como consequência do bom rendimento na frente de ataque.
Em termos financeiros, o Sporting consegue um lucro garantido de 44 milhões de euros, que pode ascender aos 49 milhões de euros, já que Matheus Nunes custou à volta de um milhão de euros, pagos em duas fases distintas: a primeira na altura da contratação ao Estoril, em janeiro de 2019, e a segunda já em 2020, quando o médio se começava a afirmar.
Varandas suspenso 70 dias por críticas a Pinto da Costa
O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou Frederico Varandas, presidente do Sporting, com 70 dias de suspensão e com uma multa 13 260 euros por "lesão de honra" de Pinto da Costa, líder do F. C. Porto. Em causa as duras críticas após o fecho da época 2021/22, em que acusou o presidente dos dragões de ser um "corruptor ativo" e o adjetivou como "uma vergonha para o desporto português". A decisão, no entanto, é ainda passível de recurso.
Paulinho ainda em tratamento
A recuperar de lesão, Paulinho continua de fora dos trabalhos do Sporting. Amorim já confirmou que o avançado vai falhar o duelo com o F. C. Porto, mas o JN apurou ser quase certo que recupere para o jogo com o Chaves.
Jovane Cabral tem dois pretendentes
No último ano de contrato e fora das contas do Sporting, Jovane está de saída de Alvalade e neste momento há dois clubes que disputam a contratação do extremo cabo-verdiano. Ao já conhecido Burnley, somam-se agora os espanhóis do Valladolid, que já contrataram Plata aos leões neste verão.