Salvador: "Só unidos podemos honrar a obra dos que nos antecederam e entregar um Braga maior aos que seguirão"

António Salvador, presidente do Braga
Foto: Miguel Pereira
António Salvador discursou, esta segunda-feira, no 105.º aniversário do Braga, no qual evocou a história, deu conta do orgulho em dirigir os minhotos e olhou para o futuro. "Vamos concretizar as enormes ambições que temos para este clube", atirou.
Numa cerimónia que antecedeu o hastear da bandeira, em honra aos 105 anos de história do Braga, António Salvador começou por dizer que foram todos destacados a comparecer "perante o peso da história" para prestarem "reconhecimento e homenagens" a todos que trabalharam pelo clube.
"Celebrar o aniversário do nosso clube não é uma formalidade, não é uma circunstância. Celebrar o aniversário do nosso clube é algo que devemos fazer de forma enérgica e entusiástica, louvando o esforço de todos os que se dedicaram a esta causa. Celebrar o aniversário do nosso clube é reafirmar, com orgulho, o quanto estimamos este símbolo e a história que ele carrega", disse, antes de escolher seguir por "uma mensagem de orgulho".
"Orgulho de um presidente que tem a oportunidade, que lhe foi conferida pelos sócios, de fazer maior o Sporting Clube de Braga, assim engrandecendo todos aqueles que o antecederam e todos aqueles que lhe sucederão. Orgulho de um sócio que sente pertencer a um clube único e que partilha essa condição com dezenas de milhar de pessoas igualmente imbuídas de um espírito de superação e de ambição. Orgulho de um cidadão de Braga que reconhece no maior clube da região um embaixador de referência e um fator de engrandecimento social e económico. O Sporting Clube de Braga está presente em todas as dimensões da minha vida. Em todas elas sinto a enorme honra de pertencer a um clube que forjou a sua história no sofrimento, na dificuldade, na provação e na improbabilidade", referiu.
O dirigente arsenalista analisou também a evolução do clube e olhou para o futuro. "A história do Sporting Clube de Braga não é um conto de fadas. E se num passado mais recente temos tido as melhores condições e os melhores resultados que este clube já conheceu, é urgente que saibamos estimá-los e que nunca deixemos de ter a noção de que manter o nível que alcançámos será tão difícil quanto foi atingi-lo. Enquanto presidente, enquanto sócio e enquanto cidadão de Braga, sou consciente do esforço que este clube reclama. Renovo diariamente o meu compromisso de tudo dar e de tudo fazer para que o Sporting Clube de Braga honre o seu passado e conquiste o seu futuro. Nada consegui e nada conseguirei sozinho. Assumi para os próximos anos o desafio de ser um fator de união e de convergência em torno deste clube. Quero trazer para o Sporting Clube de Braga tudo aquilo que nos possa fortalecer e quero que essa mesma força seja devolvida à comunidade em prol de uma cidade e de uma região mais vencedoras".
"Devo dizer, nesse sentido, que é para mim muito simbólico e especial que hoje estejam connosco o Município de Braga - na pessoa do seu Presidente, que saúdo e a quem desejo o maior sucesso - mas também as lideranças das mais representativas associações do Minho, assim como representantes do tecido social e empresarial. Vejo também nesta sala a família Sporting Clube de Braga. Ex-jogadores e ex-atletas. Ex-treinadores e ex-dirigentes. Vejo os nossos funcionários e colaboradores. Vejo sócios mais ou menos anónimos. O Sporting Clube de Braga é um fator de união. Nos bons e nos maus momentos. É esta união, em torno da qual convoco todos os que gostam do Braga e lhe querem bem, que vamos concretizar as enormes ambições que temos para este clube", acrescentou.
Por fim, António Salvador apelou à união, mas não ao contentamento. "Os 105 anos desta história ensinam-nos que a adversidade é uma companheira permanente do nosso percurso. Não podemos temê-la nem podemos deixar que ela nos diminua. É preciso que a aceitemos como parceira de viagem e que todos os dias a superemos. Eu sinto em torno do Sporting Clube de Braga uma genuína união, que não confundo com unanimidade - que dispenso. Estarmos unidos não é deixar de sermos críticos e de reclamar mais de nós e dos outros. Estarmos unidos é a cola que nos liga às gerações do passado e do futuro, porque só unidos podemos honrar a obra daqueles que nos antecederam e entregar um Braga maior àqueles que nos seguirão. Enquanto presidente, sou e serei um fator de união e agradeço a todos os que hoje, com a sua presença, dizem ao Sporting Clube de Braga e aos seus sócios que estão com eles. Com todos, o Braga vencerá. Viva o Sporting Clube de Braga! Viva o Sporting Clube de Braga! Viva o Sporting Clube de Braga!".

