Leixões inscrito na 2.ª Divisão da A. F. Porto para precaver possíveis consequências do Jogo Duplo. Projeto distinto da SAD.
Corpo do artigo
O histórico Leixões Sport Clube inscreveu uma equipa na 2.ª Divisão da A. F. Porto. O objetivo do clube de Matosinhos é salvaguardar possíveis consequências do processo "Jogo Duplo" - relacionado com manipulação de resultados desportivos -, no qual a SAD, encarregada do futebol profissional, aguarda por uma decisão judicial ao recurso. A estreia está marcada para o dia 24, de hoje a uma semana, diante do Pedroso B.
A origem deste projeto remonta ao princípio de agosto, quando Jorge Moreira, presidente do clube e que não tem qualquer ligação à SAD, começou a delinear a criação de uma equipa de futebol. "Caso o clube sofra represálias por causa do processo em que está envolvido, tenho receio do que possa acontecer ao Leixões. Este projeto trata de garantir a continuidade deste emblema, honrando os pergaminhos", explicou o dirigente, que já no início do mês passado havia ressalvado, ao JN, que esta medida "não é, de maneira nenhuma, uma afronta à SAD", que tem uma equipa a competir na Liga 2.
Jorge Moreira tratou de construir o plantel com base numa característica muito específica: os jogadores tinham de ter algum tipo de ligação ao Leixões. "O sonho é criar algo à imagem do Athletic Bilbao, do País Basco, onde só jogam atletas formados no clube ou daquela região espanhola. Atualmente, 90% do grupo está enquadrado neste ideal".
O treinador responsável por transformar estes homens numa equipa de futebol é Hélder Ribada, que diz estar na "cadeira de sonho", uma vez que já percorreu todos os escalões de formação e é um adepto fervoroso do Leixões. "Temos de perceber a envolvência deste clube. Vamos entrar em todos os jogos para ganhar, mas tem de haver capacidade de trabalho", começa por explicar, revelando também que abdicou da possibilidade de treinar uma equipa da Divisão de Elite da A. F. Porto. "O meu avô esteve num naufrágio e partiu com a bandeira do Leixões ao peito. Esta é a minha forma de o honrar", conclui.
Os patrocínios são raros, há arestas a limar e existem outras dificuldades que Direção e a equipa técnica sentem neste início, mas a paixão é capaz de superar todas as adversidades. E porquê? "É o Leixões", respondem todos.
A Figura
Esteve nas conquistas da 2.ª Divisão B e da 2.ª Liga e volta ao futebol federado, três anos depois, por amor ao clube..
Bilhete de Identidade
Leixões Sport Clube
Fundação: 28-11-1907
Local de jogos: Complexo Óscar Marques
Sócios: 4000
Palmarés: 2.ª Divisão, em 1937/38; Taça de Portugal, em 1960/61; 2.ª Divisão B, em 2002/03 e Liga 2, em 2006/07.